Yasmine Monteiro, JB Online
RIO DE JANEIRO - Durante 2 anos e meio uma equipe formada por cerca de 30 pesquisadores percorreu mais de 75 mil domicílios na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, entrevistando a população para contabilizar possíveis vítimas de alguma espécie de delito estimando, assim, 1.750.073 domicílios e uma população de 8.696.561 indivíduos. Destes, a maioria era do sexo feminino (53,7%).
Foi constatado que 42,5% da população estimada se autodenominaram brancos; 35,0%, pardos; e 15,8%, pretos. A categoria outra cor foi citada por 2,5% dos entrevistados, dizendo respeito às seguintes respostas: mulato, moreno, mestiço, encardido, mameluco, café com leite, negro, faioderma, misto, ruivo, sulamericano e afro-brasileiro. Índios e amarelos foram as categorias citadas por 1,5% e 2,0% da população, respectivamente. A escolaridade também foi um fator importante para se traçar o perfil da população estudada. Com relação ao curso mais elevado concluído, 25,5% da população estimada responderam Ensino Médio completo . Ensino Fundamental incompleto foi a segunda categoria mais citada, englobando 24,3%. Vale também resaltar que 9,3% da população informou que não possuiam nenhum grau de instrução.
A pesquisa também informa que 57,0% da população afirma temer ser vítima de bala perdida em seu bairro, 43,5% que temem estar no meio de um tiroteio em seu bairro, e 37,6%, cujo medo maior é ter a residência assaltada.