Eloisa Leandro, JB Online
RIO - O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, esteve reunido, no Palácio Laranjeiras, com o prefeito eleito, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Olímpíco Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o ex-presidente da Fifa João Havelange, e a ministra britânica para as Olimpíadas de Londres 2012, Tessa Jowell. O encontro, segundo o vice-governador, serviu para trocar experiências e manifestar o apoio britânico à cidade do Rio para as Olimpíadas 2016.
Segundo Pezão, a proposta é desenvolver a cidade e beneficiar vários setores, como transporte, saúde e segurança. Ele falou do exemplo deixado pelo Pan e salientou a importância da integração entre os governos federal e estadual. Pezão alfinetou o prefeito Cesar Maia, ressaltando que Eduardo Paes já mostrou todo o apoio à candidatura do Rio para sediar os Jogos em 2016, ao contrário do que teria ocorrido com o atual prefeito por ocasião do Pan.
Pezão ressaltou que o Rio já começou a fazer o dever de casa na área de transportes. Segundo ele, o governador Sérgio Cabral determinou ao secretário de Transportes, Júlio Lopes, que a Linha 4 do Metrô comece a sair do papel, uma vez que deveria estar concluída para o Pan, mas o projeto foi adiado. O vice-governador também adiantou que o Estado iniciou conversas com a Supervia para a construção de um ramal para a Ilha do Governador, enfatizando que o projeto necessita apenas de licenciamento ambiental. Pezão não deu prazo para a efetivação do projeto, mas ressaltou a importância dessa linha para o bairro. - O Hospital do Fundão atende, atualmente, 40 mil pessoas. Em 2011, esse número deve chegar a 100 mil. Daí a necessidade de investir no transporte de massa - afirmou.
A ministra britânica para as Olimpíadas de Londres 2012, Tessa Jowell, também falou com os jornalistas ao fim da reunião. Ela disse que apóia integralmente o Rio para sediar os Jogos em 2016. Tessa revelou que já teve informações sobre a economia da cidade e disse que o Rio tem todas as condições para se tornar a sede dos jogos.
Segundo ela, as Olimpíadas são uma forma de afastar os jovens da criinalidade e da pobreza. - Retirar da pobreza e construir inspiração e ambição positivas - declarou a ministra.
Neste momento, os participantes da reunião almoçam no Palácio Laranjeiras. Logo em seguida, o prefeito eleito, Eduardo Paes, deve fazer o anúncio oficial do futuro secretário de Esportes, Ruy César. Pode também ser anunciado o nome do futuro secretário de Educação, que deve ser uma mulher.