JB Online
RIO - O Botafogo de Futebol e Regatas formalizou na manhã desta quarta-feira a adoção da estátua do Manequinho, localizada em frente à sede do clube, em compromisso firmado com a Prefeitura do Rio através do Programa de Adoções da Fundação Parques e Jardins (FPJ), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Com a adoção, o Botafogo assume oficialmente o carinho de sua torcida em relação ao monumento que, de agora em diante, terá sua integridade assegurada pelo clube. O evento também marcou a recuperação da fonte, que reproduz um menino nu, urinando.
Em setembro passado, o Manequinho foi alvo de depredação. Vândalos quebraram a parte da peça que esguicha a água. A restauração do monumento, tombado pela Prefeitura em 2002, custou R$ 5 mil.
A cerimônia de assinatura do termo de adoção teve a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Célio Luparelli, e do presidente da FPJ, Osmar Caetano, além do presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, e das filhas do jornalista e técnico de futebol João Saldanha, Ruth e Sônia.
Esculpida em 1906 por Belmiro de Almeida, a estátua em bronze, pesando 30 quilos, foi inspirada no Maneken Piss, monumento de Bruxelas. Instalada inicialmente na Cinelândia, em 1910, foi recolhida três anos depois ao depósito da Prefeitura. Desde 1927, o Manequinho ornamenta a frente do Palacete General Severiano, sede do clube. O monumento atual é uma réplica instalada em 1993, após o furto da estátua original, em 1980.
O Manequinho teve sua imagem definitivamente associada ao Botafogo na conquista do campeonato carioca de 1957, em jogo contra o Fluminense vencido por 6 x 2. Depois da partida, o jogador Didi, um dos craques do time, que tinha João Saldanha como técnico, repetiu o gesto do torcedor que, no campeonato de 1948, havia vestido o Manequinho com a camisa alvinegra. Desde então, tornou-se mascote oficial do clube e talismã nas decisiões.
A adoção da estátua do Manequinho coincide com a partida que o Botafogo disputará pelas quartas-de-final da Copa Sul-Americana contra o clube argentino Estudientes, hoje à noite, no Estádio Olímpico Municipal João Havelange (Engenhão).