ASSINE
search button

Marinha conclui treinamento para libertar navio seqüestrado na baía

Compartilhar

JB Online

RIO - A Marinha encerra nesta sexta-feira um treinamento de segurança que vem sendo realizado desde quarta-feira no Navio Tanque Guará na Baía de Guanabara. O exercício consiste em retomar o navio que está, simuladamente, seqüestrado por criminosos, tornando os tripulantes reféns. O navio conta com uma equipe de militares embarcada para simular os seqüestradores e os reféns.

O treinamento envolve o Rebocador de Alto-Mar Tridente , o Navio Patrulha Guajará , as lanchas da Capitania dos Portos do Rio, dois helicópteros da Força Aeronaval, tropas de Mergulhadores de Combate (operações especiais) e Fuzileiros Navais - um contingente formado por cerca de 100 militares. A Transpetro participa com a tripulação do navio Guará e assessores para o apoio às atividades em terra, com cerca de 30 pessoas.

Os militares que participam da simulação são aqueles que, em caso de uma situação de seqüestro real, formariam as Forças de Segurança e seriam responsáveis pelas ações operativas, sob a coordenação do Comando do 1°

A Marinha realiza regularmente simulações como essa em navios mercantes em trânsito e plataformas de petróleo, na área de jurisdição brasileira.