ASSINE
search button

Semana começa com novidades e problemas no transporte carioca

Compartilhar

JB Online

RIO - A semana começou com novidades e problemas no transporte carioca. A Secretaria de Transportes do governo do Estado colocou em circulação os seis ônibus gratuitos que faz o transporte de passageiros da Leopoldina até o Centro do Rio, só que um deles estava com o pneu praticamente careca. Nos trens, os passageiros enfrentaram espera de quase uma hora dentro dos vagões, o que causou tumulto na estação da Central do Brasil. E desde o início da tarde, motoristas de vans estão concentrados em frente à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) com cartazes, manifestando contra a regulamentação do serviço de transporte intermunicipal.

Os primeiros ônibus gratuitos começaram a sair logo no início da manhã e não houve registro de problemas. Os coletivos funcionam até a próxima quarta-feira, dia 16, em caráter emergencial, enquanto o governo estuda a implantação de transporte integrado. Na terça-feira, representantes do governo, da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, da Rio Ônibus e dos motoristas de vans se reúnem para discutir o assunto. Durante a manhã, agentes do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) estavam próximo à estação da Leopoldina fiscalizando a circulação de transportes irregulares.

A obrigatoriedade da parada final das vans intermunicipais regulamentadas próximo à Estação da Leopoldina tem causado muitas reclamações dos passageiros pela distância entre o local e o Centro da cidade, fazendo com que os gastos com passagens aumentem. Já na quarta-feira passada, dia 9, quando o sistema começou, algumas vans tiveram que diminuir de preço para garantir os usuários.

Já no transporte ferroviário, os passageiros tiveram que esperar bastante para chegar ao seu destino.Segundo relatos, o trem parou três vezes desde a Estação de Marechal Hermes até a Central do Brasil e a empresa avisou apenas que estava "aguardando sinalização" para retomar a viagem. No total, os usuários tiveram que aguardar quase uma hora dentro dos vagões para a normalização do sistema.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, às 8h ocorreu um problema no sistema operacional de controle e todos os trens que chegavam à estação da Central do Brasil estavam com atraso de cerca de 20 minutos. Ainda segundo a assessoria, às 9h30 o sistema foi normalizado e gradativamente os atrasos diminuiram e às 10h15, a Supervia já não registrava mais atrasos.