Flávio Dilascio, Jornal do Brasil
RIO - Causado por um vazamento de água potável em grande volume e pressão numa estrutura do Favela-Bairro, o deslizamento de 23 de outubro de 2007 trouxe problemas à cidade, pelos grandes congestionamentos que se formaram durante vários dias e, em especial, para os moradores das comunidades do Cerro Corá e Guararapes, no Cosme Velho. Localizado acima da barragem que desmoronou, hoje o Cerro Corá está livre de sofrer novo deslizamento, graças às obras de contenção. Pelo menos é o que garante a Geo-Rio.
O Rebouças está totalmente livre da possibilidade de novo desabamento. No Rio Comprido, foi feita a retirada de uma comunidade próxima ao túnel, obras de contenção, drenagem e reflorestamento. Nos emboques do meio, um é totalmente reflorestado e, no outro, houve a obra depois do acidente de 2007. No emboque da Lagoa, em 1987, quando o túnel ainda era administrado pelo estado, foi feita obra de contenção, complementada posteriormente por nós diz o presidente da Geo-Rio, Márcio Machado.
Ele resume o incidente:
O relatório final elaborado pela Geo-Rio detectou que o problema não ocorreu por causa da chuva. A saturação do solo foi provocado por um vazamento.
Presidente da Associação dos Moradores do Cerro Corá, Carlos Roberto da Silva se vê satisfeito com o ganho que teve a comunidade, que agora está mais segura no que diz respeito a deslizamentos de terra.
As obras do túnel foram muito boas mesmo. A comunidade toda ficou satisfeita com isso destaca.
Problemas no Favela-Bairro
No entanto, segundo Carlos Roberto, a prefeitura deu início a outras obras na comunidade nos últimos dois anos, mas elas ficaram inacabadas, trazendo prejuízos aos moradores, como a inutilização das poucas áreas de lazer.
Começaram um Favela-Bairro aqui na época do acontecimento de 2007, mas infelizmente fizeram algumas coisas erradas. Danificaram a nossa quadra de esportes com as construções e não vieram aqui consertar, embora prometessem que voltariam. Isso já faz quatro meses e até agora nada reclama o representante da comunidade, que ainda revela mais um problema no Cerro Corá.
Fizeram um muro que está rompendo tubulações e vazando água. Também prometeram vir aqui consertar e nada.