ASSINE
search button

Cabral faz propaganda de governo para policiais

Compartilhar

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - Discursando para um público formado basicamente por policiais e professores, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), aproveitou a instalação da uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no morro do Borel, na Tijuca, para anunciar nesta segunda (7) aumento de 10% aos funcionários da área de Segurança Pública. Ele também lembrou reajustes anteriores de sua gestão, como um de 5% concedido no ano passado, citando-os como trunfo sobre seus antecessores.

Acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani (PMDB) - pré-candidato ao Senado -, Cabral também exaltou a gratificação de R$ 435, pelo programa Nova Escola, aprovada no ano passado.

Pré-candidato ao governo do Estado, Cabral ainda alfinetou seus antecessores por atrasos em salários do funcionalismo. "Chegou ano em que o servidor recebeu no vigésimo dia do mês seguinte. Agora, vocês, que estão entrando na PM, não vão precisar passar por isso; não vão ter o temor de não receber o 13º", disse para os 380 policiais que trabalharão na UPP, durante a cerimônia, no Ciep Antoine Magarinos Torres Filho.

Sérgio Cabral também disse ter interrompido uma prática de indicações políticas para cargos de comando em unidades policiais. "Antigamente, um coronel da PM, para ser comandante do batalhão da Tijuca, ou um delegado, para ser o titular da delegacia, precisava de um padrinho ou de uma madrinha. Desde 1º de janeiro de 2007, isso acabou. Hoje, a polícia tem meta. Os índices são perseguidos diariamente e todos os policiais da área são gratificados", afirmou, lembrando queda no índice de homicídios do Estado, em abril deste ano, foram 17% a menos do que no mesmo mês em 2009.

Deputado da base de Gabeira sobe em palanque com Cabral e Picciani

O deputado André Correa (PPS) subiu no palanque com Picciani e Cabral, embora seu partido apoie Fernando Gabeira (PV) para o governo do Estado. Durante a abertura de seu discurso, o governador agradeceu a Correa por "sua presença e apoio".