A pickup utilizada por criminosos na fuga da Vila Cruzeiro, na semana passada, foi apreendida nesta segunda-feira (29) pela polícia do Rio. Segundo o delegado Márcio Mendonça, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA), o veículo é blindado, estava com os pneus furados e um buraco de tiro de fuzil, disparado de dentro para fora.
Os policiais encontraram o carro no Inferno Verde, um local no Morro da Fazendinha, no Alemão. Um outro veículo roubado também foi recuperado pela polícia em uma outra localidade conhecida como Matinha, entre o Alemão e a Vila Cruzeiro. O veículo estava abandonado em uma estrada de terra, com as laterais amassadas.
Imagens feitas por uma emissora de TV mostraram criminosos, fortemente armados, tentando fugir da Vila Cruzeiro, amontoados na caçamba de uma pickup. O veículo passava em alta velocidade, tentando chegar ao Complexo do Alemão.
Polícia encontra depósito de armas na Penha
Um depósito de armas foi encontrado por policiais do 16º BPM, em Olaria, na tarde desta segunda-feira (29). A casa que servia para guardar as armas fica localizada em Vacaria, uma região entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, na Penha, Zona Norte do Rio.
Mais de 30 granadas, 15 pistolas, fuzis, carregadores e muita munição foram encontrados no local. Segundo a PM, as peças estavam engraxadas e enroladas em papel celofane, escondidas em uma parede falsa da casa.
Violência
Os ataques tiveram início na tarde de domingo, dia 21, quando seis homens armados com fuzis incendiaram três veículos por volta das 13h na Linha Vermelha. Enquanto fugia, o grupo atacou um carro oficial do Comando da Aeronáutica (Comaer). Na terça-feira, todo efetivo policial do Rio foi colocado nas ruas para combater os ataques e foi pedido o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para fiscalizar as estradas. Ao longo da semana, Marinha, Exército e Polícia Federal se juntaram às forças de segurança no combate à onda de violência que resultou em mais de 180 veículos incendiados.
Na quinta-feira, 200 policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) tomaram a vila Cruzeiro, no Complexo da Penha. Alguns traficantes fugiram para o Complexo do Alemão, que foi cercado no sábado. Na manhã de domingo, as forças efetuaram a ocupação do Complexo do Alemão, praticamente sem resistência dos criminosos, segundo a Polícia Militar. Entre os presos, Zeu, um dos líderes do tráfico, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes em 2002.
Desde o início dos ataques, pelo menos 39 pessoas morreram em confrontos no Rio de Janeiro e 181 veículos foram incendiados.