ASSINE
search button

Operação Lei Seca apreende 35 carteiras de habilitação na região da Penha e Alemão

Compartilhar

RIO - A Operação Lei Seca esteve presente, na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado, na Avenida Brás de Pina, na Penha Circular, onde realizou, pela quarta vez, uma blitz na região dos Complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio.

Os agentes da Secretaria de Estado de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, abordaram 191 motoristas e 58 foram multados. Na operação, 35 condutores tiveram a carteira de habilitação apreendida por dirigir sob efeito de álcool e se recusar a fazer o teste do etilômetro.

Ao todo, foram realizados 157 testes. O coordenador da Operação Lei Seca, major Marco Andrade, considerou positivo o resultado da ação. - O balanço foi extremamente satisfatório. Estivemos em uma região próxima a uma grande casa de shows (Olimpo), que é alvo de queixas dos moradores pelo alto número de motoristas alcoolizados que saem de lá. O Estado esteve presente, cumprindo seu papel e os números comprovam isso. Flagramos 35 motoristas sem condições de dirigir, muitos embriagados, o que representou 18,3% do total, muito acima de nossa média histórica, que é de 10% - afirmou o major.

De acordo com Marco Andrade, as blitzes, que eram pouco realizadas na área antes da ocupação dos complexos da Penha e do Alemão, serão ainda mais intensificadas. - Posso assegurar que estaremos cada vez mais atentos à segurança dos motoristas e da população da Zona da Leopoldina. Com certeza, nos faremos cada vez mais presentes nesta região da cidade, que agora está pacificada e também terá paz no trânsito - disse.

Na blitz, os agentes da prefeitura ainda fiscalizaram 20 táxis. Destes, quatro veículos foram lacrados, por estarem fora das condições de segurança e qualidade de atendimento exigidas.

A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização, de caráter permanente, que abrange os bairros da Capital e municípios da Região Metropolitana (Niterói, São Gonçalo e Maricá) e da Baixada Fluminense e foi lançada em março de 2009. Deste então, 453.981 motoristas foram abordados, 76.864 foram multados e 32.434 tiveram a carteira de habilitação apreendida. Os agentes realizaram 427.617 testes com o etilômetro. Desse total, 4.155 condutores sofreram sanções administrativas e 1.499, criminais.