Após um processo administrativo, o secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, demitiu nesta terça-feira o investigador policial Wallace de Almeida Pires, conhecido como Robocop, pela prática de transgressões disciplinares. Wallace integrava uma organização criminosa que atuava na localidade de Gardênia Azul, em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense.
De acordo com a Secretaria de Segurança, a quadrilha da qual ele fazia parte exigia pagamento dos moradores e comerciantes locais, mediante ameaça e uso de violência. Além disso, o bando praticava a exploração de sinal clandestino de TV a cabo, de internet, de serviços de transporte coletivo alternativo e de fornecimento de botijões de gás.
Wallace atuava no comando desta milícia, juntamente com Cristiano Girão, então presidente da Associação de Moradores de Gardênia Azul e líder da quadrilha criminosa.
Ontem, Beltrame já havia demitido outros três policiais civis pela prática de transgressões disciplinares. Os inspetores Carlos Daniel Ferreira Dias, Carlos Renato Rodrigues Tenório e Wagner de Souza Neves haviam sido presos em flagrante por policiais federais, no dia 9 de novembro de 2011, quando faziam escolta ilegal de traficantes.