ºC   ºC

ASSINE
search button

Terça, 6 de maio de 2025

Gisella Amaral, a musa dos 450 anos do Rio de Janeiro

'JB' homenageia mulher que, com beleza, generosidade e simplicidade, sintetiza o espírito da cidade

Compartilhar

Nos 450 anos do Rio de Janeiro, nada se destacou mais do que a mulher carioca: a garota de Ipanema, a princesinha do mar... O Rio sempre foi inspirado pela beleza da mulher. Nas músicas, nos filmes, em toda manifestação cultural, sempre a mulher esteve presente.

Nesses 55 anos em que o Rio deixou de ser capital, o JB tem assistido a tudo isso. Assistiu, com certeza, à beleza natural de Gisella Amaral. E sua beleza interior também sintetiza esses 55 anos. O Rio tem a sua musa. Sua musa é Gisella Amaral.

O JB e seus leitores são testemunhas de que Gisella Amaral fez o Rio viver a noite, mas com o brilho do dia. Gisella é iluminada 24 horas.

E quem confirma isso é o maior cirurgião do país, Ivo Pitanguy: “Gisella tem um lado encantador. É uma mulher bonita, que trata seus amigos com muito carinho, quase como fossem seus filhos.” Ou a maior bailarina do país, Dalal Achcar: Gisella Amaral é um ser humano que transcende qualquer adjetivo. Ela simplesmente é: Gisella ... Há certas pessoas que nascem para fazer parte de um "Todo"... Assim é Gisella. Plena, presente, permanente... Suas ações beneficiam muitas centenas de pessoas, crianças ou idosos. Gisella emana ao seu redor o sentimento de Amor.  Ela foi agraciada com o dom de dar sem nada esperar.... Gisella é única”. Ou ainda a colunista maior, Hildegard Angel: “Com sua sensibilidade de jornal que tem a alma do Rio, o Jornal do Brasil não poderia ter escolhido símbolo feminino mais adequado para representar os 450 anos da cidade do que Gisella Amaral. Gisella personifica a multiplicidade das mulheres do Rio, de todas as classes sociais, pensamentos, raças, religiões”.

Gisella poderia ser definida como uma mulher bonita, elegante, inteligente e bem-sucedida, mas tudo isso seria pouco para resumir o que ela representa. Do alto de seus 1,70m, com seu contagiante e inconfundível sorriso, Gisella ultrapassa as fronteiras que normalmente cercam a alta sociedade, e passeia com desenvoltura nos mais diversos terrenos, dos casebres aos salões. 

Casada com o empresário da noite Ricardo Amaral, Gisella sempre frequentou com naturalidade as mais encantadoras festas aqui e no mundo. Aliás, sua energia e simpatia levaram como ninguém a imagem do Rio e do Brasil aos pontos mais sofisticados do planeta, onde seu marido manteve casas noturnas. Por isso mesmo, não há uma personalidade que encarne de maneira mais fiel o Rio de Janeiro. Gisella é o próprio espírito carioca, com sua generosidade, vitalidade, alegria e cordialidade.

Como mãe, preserva valores e princípios que alicerçam a família, construindo laços sólidos com os filhos Rick, 46 anos, e Bernardo, 42, e as netas Maria Julia, 12, Mariana, 10, e Maria Fernanda, 7.

Religiosa, Gisella une fé, devoção e generosidade. Católica, está sempre envolvida com as celebrações e trabalhos da Igreja. Durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, colocou toda a sua energia à disposição do evento, participando do sucesso que foi o evento, conseguindo de hospedagens a helicópteros para os participantes. 

Estar envolvida com grandes acontecimentos e festas da elite não faz que Gisella restrinja o universo por onde circula. Pelo contrário. Trata com a mesma simplicidade pessoas de qualquer nível social - do porteiro ao presidente. 

Aliás, se ela encanta na noite, arrebata de dia, principalmente em eventos beneficentes. Gosta de se autodefinir como empresária social. Trabalha em prol de 39 entidades, uma delas a Casa São Luiz para a Velhice, no Caju, para onde já levou até Roberto Carlos para se apresentar.

Por isso, quando se celebra 450 anos do Rio de Janeiro, um nome resume o que há de melhor na cidade. Gisella Amaral é a própria festa, com seu sorriso, sua beleza, sua nobreza e sua encantadora simplicidade.

Personalidades homenageiam Gisella Amaral

Gisella é uma mulher que consegue reunir exuberância e simplicidade, glamour e discrição, brilho e solidariedade. Não usa joias caras, não gosta de ser chamada de socialite, e se autodefine “empresária social”. É por isso, e por muito mais, que ela é uma verdadeira unanimidade entre os mais diversos setores da sociedade. Veja a opinião de personalidades:

Nélida Piñon, escritora, integrante da Academia Brasileira de Letras – “Gisella Amaral conjuga raras virtudes, todas compatíveis com o espírito carioca. Seu carisma, sua conduta exemplar, sua beleza que transcende com o passar do tempo, sua alegria a serviço de todos, dão prova constante de que esta admirável cidadã do Rio de Janeiro acredita nos ditames civilizatórios que nos fazem melhor, nas crenças democráticas que pregam o convívio urbano. E sendo assim tão brasileira, tão carioca, tão universal, Gisella Amaral cuida dos carentes, responde por instituições sociais, ama os festejos populares, as celebrações que contam a história da cidade. Participa ativamente do Carnaval, das feijoadas e dos shows musicais que o marido, Ricardo Amaral, organiza. E por saber  como ninguém fundir e vivenciar o mundano e o profano, sua figura tornou-se ao longo de tantos anos o símbolo vivo da cidade do Rio de Janeiro. E como tal, ao encarnar o talento, a descontração elegante, o sentido de honra da nossa cidade, mereça ser designada Musa dos 450 anos do Rio de Janeiro."

Ivo Pitanguy, cirurgião - “Gisella tem um lado encantador, quase contraditório. É uma mulher bonita, que trata seus amigos com muito carinho, quase como fossem seus filhos.”

Arnaldo Niskier, jornalista e escritor, integrante da Academia Brasileira de Letras - "Qualquer homenagem a Gisella Amaral é sempre merecida.  Mulher decidida, empenhada em belas causas, é um orgulho tê-la no Rio."

Ney Latorraca, ator – “Gisella é a grande dama da noite carioca, e do dia também! 100000000 de beijos do seu súdito.”

Luis Carlos Miele, ator, diretor e produtor – “Gisella Amaral é bonita. Gisella Amaral é generosa. Gisella Amaral é amiga. Gisella Amaral é mãe. E já era do Amaral, antes mesmo de ser do Amaral. Acima do bem e do mal, essa é Gisella Amaral do Amaral.”

Hildegard Angel, jornalista – “Com sua sensibilidade de jornal que tem a alma do Rio, o Jornal do Brasil não poderia ter escolhido símbolo feminino mais adequado para representar os 450 anos da cidade do que Gisella Amaral. Gisella personifica a multiplicidade das mulheres do Rio, de todas as classes sociais, pensamentos, raças, religiões. Porque Gisella é múltipla ela mesma, vivendo em plenitude o princípio de que somos todos iguais, somos todos irmãos. Para todo e qualquer cidadão à sua volta, ela tem um sorriso, um gesto solidário, uma palavra de apoio, um momento de preocupação. Não sonega sua energia de vida e seu tempo, quando se trata do amor ao próximo. Além disso, é linda, bronzeada, bem vestida o tempo todo, vaidosa, bem tratada, super esportiva, mulher de lutas e de posições, criativa, sempre com boas ideias (que coloca em prática), tem espírito de liderança (sabe como poucos liderar os amigos em prol de boas causas), leal companheira de seu amado Ricardo Amaral, mãe e avó adorável. Querem saber de uma coisa? Gisella é incomparável. Por essas e outras eu a chamo de SuperGisella. Deus a fez e jogou fora a receita.”

Siro Darlan, desembargador - “Gisella é uma mulher sempre pronta para servir. Com sua generosidade, tem salvado muitas vidas e feito sorrir muita gente triste. Costumo dizer que ela é um dos Anjos da Guarda do Rio de Janeiro.”

Dalal Achcar, coreógrafa – “Gisella Amaral é um ser humano que transcende qualquer adjetivo. Ela simplesmente é: Gisella ... Há certas pessoas que nascem para fazer parte de um "Todo"... Assim é Gisella.   Plena, presente, permanente... Suas ações beneficiam muitas centenas de pessoas, crianças ou idosos.  Gisella emana ao seu redor o sentimento de Amor. Ela foi agraciada com o dom de dar sem nada esperar... Gisella é Única.”

Fafá de Belém, cantora - “Um oásis no caos. Conheci Gisella Amaral já faz algum tempo... E para ela, ele, o tempo, é apenas um detalhe... Aliás, para ela, TUDO é um detalhe a ser cuidado e valorizado como tal. Chique, elegante, suave, são algumas palavras que surgem espontaneamente quando se pensa em escrever sobre Gisela. Mas também: discreta, amiga, generosa... Enfim, ela resume todos os melhores predicados sem jamais perder o humor e timing das coisas e do mundo. Viva Gisella: madame Amaral, Sra. da Alegria!”

Zuenir Ventura, jornalista - "Ela rompe as fronteiras da cidade partida. De noite, pode estar num jantar chique de celebridades na Zona Sul e, no dia seguinte cedo, num subúrbio ou numa favela, realizando sua principal atividade, que é a assistência social aos desvalidos." 

Washington Olivetto, publicitário – “Eu gosto tanto da Gisella Amaral, eu admiro tanto a Gisella Amaral, que ela é, sem dúvida nenhuma, a única mulher do mundo que eu perdoo quando se atrasa. Mas, a Gisella nunca se atrasa.”

Pietro Novellino, presidente da Academia Nacional de Medicina – “Além de mulher elegante, bonita, charmosa e principalmente inteligente, Gisella Amaral prima pela simpatia e pela simplicidade. Diz o ditado que ao lado de um grande homem existe sempre uma grande mulher, e isso não poderia ser mais verdadeiro no que se refere ao casal Gisella e Ricardo Amaral. Tenho o prazer de conviver com Gisella no Conselho de Cultura da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no qual ela se destaca com suas propostas objetivas visando sempre o bem social da nossa população. Com sua formação humanística, Gisella Amaral é, sem dúvida, um exemplo real de como se pode fazer bem ao próximo. Portanto, merece o respeito e a admiração de todos nós."

Alice Carta, promoter - "Gisella é uma força da natureza. É muito difícil acompanha-la, mas é um enorme prazer fazê-lo."

Luiz Carlos Prestes Filho - "A Gisella Amaral é uma pessoa que desde a adolescência combate as consequências negativas do sistema capitalista. Ela consegue visualizar as injustiças sociais, a concentração de renda nas mãos de uma minoria e, especialmente, a desigualdade existente entre ricos e pobres. Tenho para mim que este seu exemplo, além de emocionar, vai mobilizar no futuro muitos cariocas para o combate da exploração do homem pelo homem, que é a causa, e a origem do sofrimento do nosso povo trabalhador."

Kátia Mindlin, presidente da Sotheby’s  Brasil – “Gisella Amaral é generosa, doce mas firme e tem uma rara empatia pelo próximo, o que se traduz nas muitas iniciativas e ações sociais que promove há décadas e também se estende à esfera privada para sorte de sua legião de amigos. Apesar de uma agenda que exigiria o dom impossível da ubiquidade, Gisella tem a capacidade de se abstrair do entorno quando fala com você e ao perguntar "tudo bem?" Não está usando de mera retórica, mas sim, manifestando um genuíno interesse. Gisella é luz e vibração, sorriso e energia!”

Sérgio Reis, cantor – “Falar dela não é muito difícil, porque é uma mulher elegante, chique. Ela e o esposo têm uma importância até mesmo para a cultura do nosso país. Gisella Amaral é uma pessoa fina, que mantém a tradição das pessoas chiques do estado do Rio de Janeiro. Tudo o que ela e o marido já fizeram em questões sociais não está escrito. Enfim, tudo o que tiver de bom para se dizer pode ser usado para definir Gisella Amaral”.

Luiz Roberto Nascimento Silva, advogado e ex-ministro da Cultura – “O Rio de Janeiro é uma cidade feminina com suas montanhas, lagoas, com as ondas do mar e o corpo curvilíneo de suas belas mulheres. Nada mais justo do que a escolha de uma mulher para sintetizá-lo nessa comemoração dos 450 anos de sua fundação. Igualmente natural à escolha de Gisella Amaral como símbolo. Uma mulher linda até hoje, parceira permanente de seu marido Ricardo, amiga dos amigos, atenta aos desamparados, dedicada em ajudar 39 instituições de caridade e benemerência, enquanto uma minoria do andar de cima da sociedade continua a não prestar atenção para a imensa maioria do andar de baixo. Faz tudo isso com um sorriso permanente de mil dentes sempre brancos, estando sempre elegante e chique, mesmo sem usar jóias. Isso é Gisella. Isso é o Rio.”

Lydia Leão Sayeg, empresária – “Gisella é sempre lembrada pelas suas festas inesquecíveis e recepções impecáveis. Conhecida como primeira dama da noite carioca, é também reconhecida pela sua capacidade de fazer o bem, estando à frente de diversas entidades de cunho social. Ela é sem dúvida uma grande dama da sociedade carioca.”

Val Marchiori, empresária – “A Gisela é um luxo, ícone da sociedade carioca. Ela transmite uma energia muito boa. Está sempre comemorando e festejando a vida. Um exemplo de mulher!”

Brunete Fracarolli, arquiteta – “Gisella é uma mulher de fibra e vencedora! Sempre com a ajuda e a cumplicidade do seu grande parceiro de vida toda , Ricardo Amaral, para continuar sempre com sua alegria de viver. Adooooorrooooo a Gisella!”