ASSINE
search button

Terça, 20 de maio de 2025

Policiais da UPP Fazendinha concluem curso de aperfeiçoamento

Ministrado por equipes do COE, treinamento aprimora atuação em áreas com UPPs

Compartilhar

Quase quatro mil policiais militares já participaram da nova metodologia de capacitação nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A quarta comunidade a receber o curso foi a Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Cerca de 320 policiais da UPP concluíram o curso de aperfeiçoamento na sexta-feira (4/9), após um mês e uma semana de duração.

As atividades são ministradas por equipes do Comando de Operações Especiais (COE), que envolve o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM), além de acompanhamento de psicólogos e médicos.

O comandante da Fazendinha, capitão Ulisses Estevam de Barros, fez questão de participar e acompanhar todos os detalhes. 

- É um curso extremamente importante para a tropa. Nos proporciona novos conhecimentos técnicos e na ação de proximidade com os moradores - aprovou o capitão. 

A iniciativa partiu do Centro de Ensino da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Durante a capacitação, os PMs participaram de palestras com psicólogos, além de instruções de primeiros socorros, uso de tecnologias não letais, tiro, técnicas de abordagem de pessoas e condução de viaturas, técnicas de autoproteção e proximidade, patrulhamento e gerenciamento em situações de crise. 

O treinamento faz parte do realinhamento estratégico e operacional das UPPs, que passam por um processo de reorganização. A primeira a participar foi a do Morro São João, no Engenho Novo, seguida do Alemão e Nova Brasília. Todas as Unidades de Polícia Pacificadora vão participar curso