Quase quatro mil policiais militares já participaram da nova metodologia de capacitação nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). A quarta comunidade a receber o curso foi a Fazendinha, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. Cerca de 320 policiais da UPP concluíram o curso de aperfeiçoamento na sexta-feira (4/9), após um mês e uma semana de duração.
As atividades são ministradas por equipes do Comando de Operações Especiais (COE), que envolve o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Ações com Cães (BAC) e Grupamento Aeromóvel (GAM), além de acompanhamento de psicólogos e médicos.
O comandante da Fazendinha, capitão Ulisses Estevam de Barros, fez questão de participar e acompanhar todos os detalhes.
- É um curso extremamente importante para a tropa. Nos proporciona novos conhecimentos técnicos e na ação de proximidade com os moradores - aprovou o capitão.
A iniciativa partiu do Centro de Ensino da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP). Durante a capacitação, os PMs participaram de palestras com psicólogos, além de instruções de primeiros socorros, uso de tecnologias não letais, tiro, técnicas de abordagem de pessoas e condução de viaturas, técnicas de autoproteção e proximidade, patrulhamento e gerenciamento em situações de crise.
O treinamento faz parte do realinhamento estratégico e operacional das UPPs, que passam por um processo de reorganização. A primeira a participar foi a do Morro São João, no Engenho Novo, seguida do Alemão e Nova Brasília. Todas as Unidades de Polícia Pacificadora vão participar curso