ASSINE
search button

Trem da Prevenção orienta usuários sobre zika e aids no Rio

Compartilhar

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a SuperVia realizou nesta quarta-feira (3) mais uma edição do Trem da Prevenção. No fim da manhã, ao som de marchinhas de carnaval, o bloco formado por profissionais de saúde embarcou em uma das composições da companhia para orientar os passageiros sobre ações de saúde e prevenção de doenças, como as transmitidas pelo Aedes aegypti. A ação ocorre todos os anos, sempre às vésperas do carnaval.

O trem partiu da Estação Engenho de Dentro rumo à Central do Brasil e foi precedido por ações de distribuição de material informativo sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya; tabagismo; orientações sobre saúde bucal, com distribuição de kits odontológicos; e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição de preservativos.

Durante toda ação, equipes de agentes comunitários e educadores em saúde, agentes de vigilância em saúde, funcionários da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), drag queens e integrantes do Grupo Pela Vida promoveram esquetes e cantaram paródias de marchinhas de carnaval sobre os temas que envolvem a campanha (dengue, febre chikungunya e DST/aids).

No percurso, os educadores de saúde distribuíram preservativos e material informativo sobre a prevenção das doenças, além de orientar os usuários sobre as formas de transmissão das doenças. Agentes da Vigilância Sanitária também acompanharam a viagem e, no local, informaram aos passageiros sobre cuidados com a escolha e a conservação de alimentos nos dias de forte calor.

Simultaneamente à ação do Trem da Prevenção, 20 agentes de vigilância ambiental em saúde fizeram vistorias em imóveis em torno do Engenho de Dentro em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti.