ASSINE
search button

Cedae: após aprovação da privatização, Alerj debate destaques

Compartilhar

Após a aprovação do texto-base do projeto de lei (PL) 2.345/2017, na segunda-feira (20), que autoriza o governo do Rio a vender a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) começa a discutir, nesta terça-feira (21), os destaques. Os debates têm seu início previsto para as 15h. O projeto de lei autoriza o uso das ações da Cedae para viabilizar um empréstimo de R$ 3,5 bilhões da União ao estado do Rio.

Partidos que se posicionaram contra a privatização apresentaram 16 destaques. Vale lembrar quer antes da votação, na segunda-feira, a base aliada do governo rejeitou em bloco um pacote de 211 emendas propostas pela oposição.

Na segunda-feira, o deputado Marcelo Freixo (Psol) sinalizou que o partido entrará na Justiça contra a privatização da Cedae. Freixo questiona por que o governo não deu como garantia para a União a dívida ativa estadual, que teria um valor muito mais alto. Freixo afirmou ainda que a venda da Cedae não paga uma única folha de servidores.

Já o deputado Luiz Paulo (PSDB) defende uma análise profunda do modelo de privatização, antes de ela ser efetivamente colocada em prática.

>> Privatização da Cedae é aprovada na Alerj em votação relâmpago

>> Cedae: "Batalha não termina hoje", diz oposição

>> Venda da Cedae: veja como votaram os deputados

>> Estudantes são detidos pela PM em protesto contra a privatização da Cedae

Os debates sobre o modelo de privatização podem durar até um ano (seis meses prorrogáveis por mais seis).

Veja o que os deputados falaram após a aprovação