ASSINE
search button

Ministro diz que vai rever norma que proíbe gays de doar sangue

Compartilhar

TERESINA - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou em Teresina (PI), neste sábado, que vai rever a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe gays e bissexuais de doarem sangue. O documento veta a doação de sangue dos homens que tiveram relações sexuais com outros homens no período de 12 meses.

No estado, o ministro foi recebido neste sábado com manifestação do grupo Matizes, que defende os direitos dos homossexuais, na solenidade no Palácio de Karnak. Após reunião com lideranças do movimento, o ministro anunciou que vai convocar uma reunião técnica para discutir a portaria de nº 153, criada em 2004.

"Vou abrir uma discussão técnica sobre isso. Saber o porque da regra hoje, qual seria a adequação em função da atualidade, e inclusive, do comportamento da epidemia de doenças que podem ser transmitidas com o sangue", afirmou Padilha, que lançou em Teresina o plano de enfrentamento da dengue. Para o ministro, o conceito de grupo de risco não existe mais e que agora existe um conceito sobre "pessoas com vulnerabilidade".

 

Protesto

No Piauí, o Grupo Matizes e a Liga Brasileira estão há uma semana protestando com o movimento "Nosso sangue pela igualdade". Em 2006, O Ministério Público Federal do Piauí, a pedido do grupo, ingressou com uma ação na justiça para cassar a portaria. O juiz da 2ª Vara Federal concedeu ganho de causa, porém, a liminar foi cassada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A ação está aguardando uma posição definitiva.

Marinalva Santana, do grupo Matizes, considera a portaria discriminatória. "Nós estamos propondo uma rediscussão sem paixões, dentro de uma visão técnica. É uma portaria que atenta contra um dos valores mais caros da humanidade, que é a solidariedade", disse.