ASSINE
search button

'NYT': Falhas no combate ao Zika vírus deixa marcas profundas na sociedade

Reportagem diz que Brasil é o país mais atingido pela epidemia

Compartilhar

O jornal norte-americano The New York Times traz em sua edição desta terça-feira (17) uma matéria onde especialistas refletem sobre as consequências da epidemia de Zika no último ano. Há quase um ano atrás, a Organização Mundial da Saúde declarou estado de emergência de saúde global, iniciando uma campanha épica contra um vírus que poucos já tinham ouvido falar. Ao se espalhar para quase todos os países do hemisfério ocidental, cientistas e funcionários de saúde em todos os níveis de governo entraram em ação, tentando entender como a infecção causou defeitos de nascimento e como ele poderia ser interrompido.

A reportagem analisa que o W.H.O. terminou o estado de emergência em novembro de 2016, mas as conseqüências do surto se estenderá pelos próximos anos. Então talvez seja um bom momento para perguntar: Como é que vamos fazer?

Times afirma que de acordo com mais de uma dúzia de especialistas em saúde pública que foram convidados a refletir sobre a resposta, a batalha contra o alastramento do vírus contou com uma série de oportunidades perdidas, aumentando muito o número de bebês com doenças decorrentes da epidemia em todo o hemisfério.

> > The New York Times How the Response to Zika Failed Millions

"A América Latina ficou praticamente largada", disse Lawrence O. Gostin, diretor do Instituto O'Neill para a Lei de Saúde Nacional e Global da Universidade de Georgetown. "Eu não vi nenhum tipo de resposta interativa como aquela que colocou o Ebola sob controle."

No entanto, houve alguns sucessos notáveis. O maior foi com relação aos avisos de viagem emitidos em janeiro, que alertaram muitas turistas grávidas e viajantes de negócios para não se aventurar em áreas onde poderiam ter sido infectados, com consequências terríveis, fala o NYT.

Os Jogos Olímpicos de Rio continuaram sem espalhar o vírus, e novos testes de diagnóstico para Zika foram rapidamente projetados e implantados. Os cientistas estão avançando com várias vacinas e novas formas de combater mosquitos sem pesticidas.

Mas os pontos positivos foram contrabalançados por muitos pontos negativos, disseram os especialistas. Eles criticaram duramente as brigas partidárias que atrasaram um projeto de lei de financiamento da Zika no Congresso por meses, e criticaram o fracasso de todas as cidades do hemisfério - além de Miami - na questão de combater os mosquitos.

A maioria elogiou o W.H.O. por declarar emergência em 1 de fevereiro, mas também condenou como prematura sua decisão de encerrá-la em 18 de novembro.

Mas o maior fracasso, todos concordaram, foi que enquanto os turistas eram alertados para longe das áreas epidêmicas, dezenas de milhões de mulheres que viviam em zonas de risco - muitos deles pobres moradores de favelas - ficaram desprotegidas.

Como resultado, uma onda de bebês com microcefalia está nascendo agora. Suas famílias já estão sofrendo, e seus cuidados médicos acabarão custando centenas de milhões de dólares.

A incapacidade de aconselhar as mulheres a adiar a gravidez, se pudessem, até que a epidemia tivesse passado "foi a maior farsa da epidemia", disse Amir Attaran, professor de direito e medicina da Universidade de Ottawa.

Era "hipocrisia hedionda e racista", acrescentou. "As mulheres norte-americanas receberam os melhores e mais seguros conselhos de saúde pública, enquanto os habitantes de Porto Rico foram informados de outra coisa."

Política atrapalhou

As mulheres da América Latina e do Caribe foram mal servidas de muitas maneiras, disseram outros especialistas.

Caminhões pulverizavam pesticidas que muitas vezes não funcionavam. Avisos para usar mangas longas e repelentes foram dados sem estudos provando que poderiam proteger efetivamente contra o mosquito.

E as autoridades de saúde, temendo ofender os conservadores religiosos, nunca discutiram seriamente o aborto como uma alternativa para ter bebês permanentemente deformados - mesmo em países onde o aborto é legal.

Essa relutância criou um abismo incomum entre o conselho oficial e a prática real. Muitos ginecologistas entrevistados disseram que ofereciam abortos a pacientes cujos exames de ultra-som mostraram cabeças anormalmente pequenas ou danos cerebrais.

Mas eles fizeram isso sem apoio oficial ou orientação do W.H.O. ou outros Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Durante a epidemia, quando os funcionários da saúde foram perguntados por que eles não aconselharam adiar a gravidez ou procurar abortos, eles disseram que isso poderia interferir com os direitos reprodutivos das mulheres ou impedir que as mulheres mais velhas concebam a tempo de ter filhos.

Dr. Thomas R. Frieden, diretor do CDC, disse que seguiu o conselho da Dra. Denise J. Jamieson, chefe do departamento de saúde e fertilidade da agência, que disse que "não é um trabalho do médico do governo dizer às mulheres o que fazer com seus corpos. "

Dr. Gostin disse que ele sentiu as agências foram muito cautelosos, por medo de críticas de grupos de mulheres.

"A saúde pública deve superar isso", disse ele. "Dar conselho às mulheres é muito diferente de controlar as mulheres."

Michael T. Osterholm, diretor do Centro de Pesquisas e Políticas sobre Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota, deu uma explicação mais branda para a timidez dos funcionários.

"O C.D.C. Sempre fica em apuros com o Congresso quando fala de contracepção ou balas ", disse ele. (Por este último, ele quis dizer que era difícil para os funcionários para apontar que os tiros são uma das principais causas de mortes americanas por medo de ofender o lobby de armas.)

- E o aborto? - ele acrescentou. "Você fala sobre os terceiros trilhos na política? O aborto é o quinto trilho. Eles não podem tocá-lo. Se o C.D.C. Tinha empurrado o envelope mais longe, o seu financiamento teria sido em risco. "

 "Uma recomendação para adiar a gravidez até que o risco abatido deveria ter sido frontal e central - e muito mais explícito."

O Brasil, de longe foi o país mais atingido pela epidemia, realmente deixou suas mulheres desprotegidas tanto fisicamente como pelas leis, disse o Dr. Artur Timerman, presidente da sociedade médica para especialistas em dengue e arbovírus.

"Por questões religiosas, temos muitas restrições em relação ao aconselhamento das mulheres sobre controle de natalidade, por isso estávamos muito longe de lhes dar informações corretas", disse ele. "Eu acho que teremos um monte de mulheres infectadas ainda."

o Dr. Albert I. Ko, epidemiologista de Yale, que também trabalhou em Salvador, Brasil, há muitos anos. "As pessoas nas trincheiras, as autoridades municipais e estaduais de saúde pública devem ser consideradas heróis".

Tanto ele como o Dr. Ernesto TA Marques Jr., especialista em doenças infecciosas da Universidade de Pittsburgh e da Fundação Oswaldo Cruz no Brasil, disseram que os cientistas brasileiros se decepcionados quando buscaram ajuda externa - em primeiro lugar de doadores e agências de saúde europeias.