ASSINE
search button

"De olho no lixo" leva jovens para navegar pela Baía de Guanabara

Protetores conhecem de perto a história do local

Compartilhar

Os jovens protetores da Baía de Guanabara participaram de uma verdadeira aula de história a céu aberto. Em mais uma iniciativa do projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara, eles navegaram pelas águas da Baía em uma escuna da Marinha e conheceram de perto a importância histórica do local. 

Durante o passeio, os protetores aprenderam um pouco mais sobre a ligação da Baía com a fundação da cidade do Rio de Janeiro. As ilhas, os fortes e os faróis não escaparam aos olhos atentos dos jovens, encantados com a beleza e a imensidão da Baía. A distância entre as duas pontas do local é de mais de 170 quilômetros. 

Micaela Luiza tem 19 anos e disse que a atividade a transformou.

- Estou me sentindo muito mais responsável depois do passeio. Não tinha ideia que a Baía era tão grande. Me sinto até mais importante agora por ser uma Protetora da Baía, uma lugar tão bonito e especial - disse.Os Protetores da Baia de Guanabara foram capacitados após participarem de um curso de noções básicas de meio ambiente com foco na importância da separação, descarte e destinação corretos de resíduos sólidos, como parte das atividades do Projeto De olho no lixo- Baía de Guanabara-, que visa sensibilizar moradores das comunidades da Roquete Pinto e Praia de Ramos , na zona da Leopoldina.

Além do passeio pela Baía, os jovens conheceram as instalações da Marinha e visitaram um submarino, um barco e um helicóptero em exposição permanente da instituição. O projeto De Olho no Lixo – Baía de Guanabara é uma iniciativa da Secretaria do Ambiente e tem a parceira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).