ASSINE
search button

Um Natal Solidário na Macega-Rocinha

Compartilhar

“Bem-aventurado o que acode ao necessitado; o Senhor o livra no dia do mal. ” Sal. 41:1.

No último sábado, véspera de Natal, fomos à localidade da Macega, parte alta da Rocinha. Um local que representa não só o problema de habitação, mas de toda desigualdade social de nosso país. Um local que fica entre dois bairros nobres do Rio de Janeiro, mas que abriga diversas famílias vivendo em situação de extrema pobreza.

Apesar das dificuldades, engana-se quem vai à Macega pensando em encontrar tristeza. Os moradores encaram as dificuldades e não perdem a alegria. Já na entrada, eles nos reconhecem, brincam, fazem piada. Além de alegres, todos são muito solidários uns com os outros, eles se preocupam em chamar e avisar os vizinhos sobre as doações e também guardam para os que não estão presentes. As crianças correm atrás dos voluntários, curiosos e ansiosos para saber qual é a novidade do dia.

Foram cestas de alimentos, fraldas e leite e não podia faltar Papai Noel com os brinquedos para toda criançada. Uma emoção ver dezenas de crianças com o bom velhinho recebendo seus brinquedos com um sorriso que não tem preço. Mais do que ajudar, acredito que todos voluntários foram ajudados, pois tiveram a oportunidade de vivenciar de fato o significado do verdadeiro espirito de Natal.

Essa ação foi de muitas mãos, dos idealizadores, doadores, comerciantes e dos voluntários. 

Com muito pouco foi possível tornar o Natal de muitas famílias um pouco mais feliz e justo, colocando comida na mesa e esperança nos corações daqueles 

Muito obrigado a todos envolvidos no Natal Solidário na Macega 2016

* Davison Coutinho, morador da Rocinha desde o nascimento. Bacharel em desenho industrial pela PUC-Rio, Mestre em Design pela PUC-Rio, membro da comissão de moradores da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu, professor, escritor, designer e liderança comunitária na Comunidade