ASSINE
search button

Produzido por Lucas Santtana e pertinho de Caetano Veloso, conheça Tiago Sá

Cantor e compositor brasiliense monta no Rio o QG de divulgação do CD 'Reação da alquimia'

Compartilhar

Confira também o nosso blog.

Quem diria que uma passadinha em um bar de Brasília, logo após o show que Lucas Santtana fez na cidade, se transformaria na parceria (que tem tudo para ser de muito sucesso) do artista com o cantor e compositor Tiago Sá, um brasiliense morador do Rio há quase dois anos e completamente apaixonado pela cidade? No encontro, o fã tomou coragem para conversar sobre música com o ídolo, que, sete meses depois, aceitou a missão de produzir seu primeiro CD e ainda chamou um time de peso para o estúdio. 

"Acompanho e admiro muito o trabalho do Lucas Santtana há anos e sempre pensei que ele seria a pessoa certa para produzir o meu disco, ele entenderia minhas influências e minha música", nos conta Tiago, que passou quatro dias 'internado' em um estúdio carioca para gravar o álbum 'Reação da alquimia' com Santtana, Marcelo Callado e Ricardo Dias Gomes (integrantes da banda Cê, de Caetano Veloso), Buguinha Dub, Lucas Vasconcellos e Léo Leobons, nos últimos dias de 2011.

Aquela passadinha no bar, a mudança para o Rio de Janeiro e a distância da família que mora no Planalto, tudo serviu como inspiração para as dez músicas que Tiago escreveu para 'Reação de alquimia', sempre pensando no trabalho do ídolo Jorge Ben Jor. "Minhas música são vivenciais. O CD traz traz um pouco das minhas experiências, amores, amizades, cultura brasileira e, principalmente, a questão mística espiritual que faz parte da minha vida. De todos os mestres da nossa música, o que mais me influenciou e me inspirou no disco, sem dúvida, foi Jorge Ben Jor, mas não queria copiá-lo, minha intenção era estabelecer um diálogo moderno com ele, influenciado por todos os gêneros musicais que eu e os músicos participantes da gravação compartilhávamos. No disco há, inclusive, uma música chamada 'Jorge', que é uma singela homenagem a ele",  explica Tiago, que também é seu próprio produtor, empresário e assessor de imprensa - ufa!

Apesar de vender suas músicas online, espalhar vídeos de seus shows pela internet e ser muito presente nas redes sociais, Tiago fez questão de mover mundos e uma galera no crowdfunding para financiar a produção de algumas cópias físicas do álbum. "O disco é importante como cartão de visitas, para mandar para jornalistas, festivais, prêmios e lugares para tocar. Muitos deles só aceitam o disco físico. Além disso, muitas pessoas curtem ainda o disco físico, para ouvir no carro ou em casa", justifica o cantor, que, através da estrutura da Bolacha Discos, está chegando em vários cantos do país. "O crowdfunding, além de me aliviar o custo da produção, foi uma forma criativa e nova pra mim de fazer a prensagem do disco físico acontecer. Além de dar recompensas para os amigos e fãs que ajudaram na produção, esta foi uma forma de divulgar o disco, pessoas que eu nem conhecia participaram, descobriram o projeto pela internet", diz Tiago, que está disposto até a abrir mão de seu cachê para reduzir os custos de seus shows, mas faz questão de manter o pagamento dos integrantes da banda que o acompanha.

Enquanto um procura um produtor musical para andar de mãos dadas rumo a caminhos viáveis para seus shows, Tiago ainda encontra tempo para pensar na tão próxima e tão distante parceria com Caetano Veloso, de preferência, com uma ajudinha de seus amigos de banda que também tocam com Caê. "Seria uma honra e uma alegria indescritíveis cantar com ele! Sou um grande admirador e cresci ouvindo as músicas dele. Caetano é um dos maiores poetas da nossa música, sua arte é moderna e de extremo bom gosto resiste e resistirá ao tempo", planeja. Quem sabe o esbarrão com Veloso não rola em uma dessas andanças pelos bares do Rio?

[email protected]