ASSINE
search button

Incêndio de grandes proporções atinge tanques da Reduc

Compartilhar

Um incêndio atinge na tarde desta quarta-feira (18) diversos tanques da Refinaria de Duque de Caxias (Reduc), na Baixada Fluminense. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. Segundo o Sindicato dos Petroleiros de Caxias (Sindipetro), a Petrobras informou que não há vítimas. O Corpo de Bombeiros tenta controlar as chamas.

>> Incêndio em unidade da Reduc é controlado

A Reduc refina 240 mil barris de petróleo/dia. Os mais importantes são gasolina, diesel e gás liquefeito de petróleo (GLP).  A unidade 1210 é o centro da empresa. Nesta unidade chega o petróleo bruto que é distribuído em várias torres de destilação. De acordo com o peso molecular de cada produto, ele é dividido em bandejas, onde saem os combustíveis já separados.

Segundo o presidente do Sindicato dos Petroleiros de Duque de Caxias, Simão Zanardi, o calor que faz no Rio, e muitos fornos de destilação de combustíveis teriam contribuído para o incêndio de grandes proporções, provocado provavelmente por vazamento de um produto da unidade. Zanardi disse que na semana que vem, o sindicato vai entrar com uma ação na Agência Nacional do Petróleo pedindo a interdição total da Reduc, “por descumprimento das normas de segurança”.

Segundo Zanardi, a redução do efetivo com o programa de demissão voluntária, a falta de incentivos e manutenção preventiva vêm contribuindo para os problemas na Reduc, que “atualmente só conserta um equipamento quando quebra”.

A Petrobras informou, por meio de nota, que por volta das 13h40 de hoje, ocorreu um vazamento de combustível, seguido de incêndio, na Unidade de Destilação da Refinaria Duque de Caxias. A ocorrência foi prontamente controlada pela equipe de contingência da refinaria e comunicada aos órgãos de controle. Não houve danos às pessoas e também ao meio ambiente. A unidade está parada para avaliação das causas do incidente e eventual necessidade de manutenção, visando à retomada da operação. A companhia esclarece que o abastecimento ao mercado está garantido.

A Federação Única de Petroleiros (FUP) e o Sindipetro-Caxias afirmaram que o acidente pode ter sido provocado por algum vazamento, de acordo com informações preliminares de trabalhadores que estavam no local. Em nota, as entidades sustentam que o acidente é potencializado por demissões em massa nos últimos meses após um plano de demissão voluntária da empresa. 

"Esse é mais um acidente grave que reforça as denúncias da FUP do risco cada vez maior nas unidades do Sistema Petrobras, potencializado pela saída em massa dos trabalhadores no PIDV, cujos postos não foram repostos, apesar das cobranças constantes das entidades sindicais. Só na Reduc, 149 trabalhadores deixaram a refinaria após aderirem ao PIDV, o que representa cerca de 10% do efetivo da unidade, que já operava com um número reduzido de técnicos", diz a nota.

As entidades também criticaram o chamado "sistema de consequência" que a empresa quer implantar, visando responsabilizar os trabalhadores "pelo descaso e irresponsabilidade dos gestores".

Histórico

A Refinaria Duque de Caxias (Reduc) é uma das maiores do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo. A refinaria iniciou sua produção em 1961. Com uma logística privilegiada, responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil, ela possui também o maior portfólio de nossos produtos (no total, são 55 produtos processados em 43 unidades).

Com Agência Brasil