ASSINE
search button

Secretário de Pezão é alvo da PF na Operação O Quinto do Ouro

Compartilhar

Além dos mandatos de prisão de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) e da condução coercitiva do presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), na manhã desta quarta-feira (29), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão no gabinete do secretário estadual do Governo, Henrique Affonso Monnerat, no Palácio Guanabara.

Também foram alvos de condução coercitiva e de busca e apreensão o presidente da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio), Lélis Marcos Teixeira, e o subsecretário de Comunicação do governo de Luiz Fernando Pezão, Marcelo Santos Amorim, que vem a ser marido da sobrinha do governador.

Os alvos da Operação O Quinto do Ouro são investigados por fazerem parte de um esquema de pagamentos de vantagens indevidas que pode ter regularmente desviado valores de contratos com órgãos públicos para agentes do Estado, em especial membros do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e da Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), de acordo com informações da Polícia Federal. O esquema seria relacionado ao período do governo de do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB), preso deste o ano passado. 

São alvos de prisão preventiva cinco dos sete membros do Tribunal -- Aloysio Neves, atual presidente; Domingos Brazão, vice-presidente; José Gomes Graciosa, conselheiro; Marco Antônio Alencar, conselheiro; e José Maurício Nolasco, conselheiro. Um ex-integrante do TCE também é alvo de mandado de prisão, mas o nome dele não foi divulgado. 

Aloysio Neves, José Gomes Graciosa e Domingos Brazão foram presos ainda pela manhã.