ASSINE
search button

O sucesso da segurança depende da educação

Compartilhar

No discurso de  posse, o governador reeleito Sérgio Cabral comprometeu-se a resolver o problema da educação no estado. Isso significa, segundo o plano oficial, tirar o Rio de Janeiro da penúltima colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Se o problema for dinheiro, temos um bom indicativo, já que a educação ocupa o primeiro lugar no próximo orçamento estadual – R$ 7 bilhões.

Mas não é só com dinheiro que se resolvem os problemas. O grande sucesso que o governo Cabral conseguiu, nos primeiros quatro anos, na área de segurança pública – culminando com a ocupação do Complexo do Alemão – deu-se com a combinação dos recursos com estudo, planejamento, eficiência.

Para a educação chegar a 2014 festejando o mesmo êxito, deve repetir a fórmula. As perspectivas são boas – se saírem do discurso e do papel para a prática. A secretaria estadual de Educação anuncia um trabalho em cinco frentes: a pedagógica, o remanejamento de gastos, a rede física, o cuidado com o aluno e o diagnóstico dos problemas.

É importante também que os especialistas do governo sejam flexíveis para ouvir o principal suporte de toda essa cadeia: o professor – a quem também se promete um plano de metas que, se atingidas, dar-lhe-ão uma bonificação anual que pode chegar a dois salários.

Vai ajudar ainda se os idealizadores da política pública estadual entenderem que é o sucesso da educação o que vai garantir, a longo prazo, a manutenção da segurança.