ASSINE
search button

Agenda: festival internacional de sopros é destaque

Compartilhar

IX Festival Internacional de Sopros no Rio 

Semana começa com festival internacional de sopros e concerto com obras de compositor austríaco, lançamento de instituto, pianista brasileiro. Chegamos quase ao final do ano e pouquíssimas estrelas vieram ao Rio de Janeiro. Orquestras fora do palco, temporadas bem minguantes e ainda dois eventos importantes programados para o mesmo dia e a mesma hora.

A coluna tentará sempre e trabalhará também para que o Rio de Janeiro volte a ser a capital cultural do país, quem sabe um dia. Enquanto isso não acontece, são poucos os enigmas e para saber tudo, e ouvir o melhor da música clássica para aliviar a tensão, basta clicar na foto abaixo. Boa semana! 

NEUKOMM

Hoje, às 20h, na Sala Cecília Meireles será realizado, dentro da Série Missão Francesa, o recital O Amor Brasileiro com obras do compositor austríaco Sigismund Neukomm.

A idealização do evento, foi da cravista Rosana Lanzelotte, que pesquisa e estuda as obras do compositor desde 2003,o que deu origem ao livro “Música Secreta – minha viagem ao Brasil”, uma auto-biografia ficcional baseada em documentos e cartas levantados por Rosana em bibliotecas de Viena e Paris. Será revivida a presença do compositor, durante o espetáculo, através da narração pelo Diretor Geral da Aliança Francesa no Brasil, Monsieur Jean-Paul Lefèvre, cúmplice destes projetos desde o seu período como Adido Cultural no Rio. O recital será realizado com as presenças de Olivier Baumont e Rosana Lanzelotte, pianoforte,do violinista  Julien Chauvin, do violoncelista Alberto Kanji e a participação especial de  Jean-Paul Lefèvre, como Sigismund Neukomm. No programa A Marcha Triunfal, a Sonata para pianoforte a 4 mãos, O Amor Brasileiro, capricho para pianoforte sobre um lundu brasileiro, a Sonata para pianoforte e violino, o Noturno para piano,violino e violoncelo e L’Allegresse Publique. 

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro

INSTITUTO

Hoje, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, será o lançamento oficial do Instituto Dell’Arte com a Cia. Brasileira de Ballet apresentando trechos de Paquita Gran Pas Classique (o pas de trois do 1º ato e a parte final do 2º ato do balé Paquita) e Noite de Walpurgis, balé de um ato que é uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod, Fausto.

A Dell’Arte Soluções Culturais concebeu o Instituto Dell’Arte para ser o braço social da empresa, fundada em 1982 por Myrian Dauelsberg. 

Ingressos e informações: 2332-9191

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Marecham Floriano s/n - Centro 

MÚSICA NO PALÁCIO

A série de concertos de câmara, promovida pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, apresenta dia 8, às 19, na Sala Multiuso, um recital com os Irmãos Rachid, formados pelos pianistas Alexandre e Aloysio Rachid. No programa obras de Bach, Mozart, Chopin e improvisações. O concerto é com entrada franca, mas haverá a distribuições de senhas a partir das 18h30. 

Informações: 3133-3366 e 3133-3368

Sala Multiuso do CCPJ-Rio

Antigo Palácio da Justiça

Rua Dom Manuel, 29, Centro 

PROENÇA

O pianista Miguel Proença faz recital dia 5, às 20h, na Sala Cecília Meireles. No programa Dança dos Espíritos Abençoados de C.W. Gluck, Klavierstücke op.119, Intermezzo op.119 nº1, 2, 3 e 4 de Johannes Brahms,

Saudades das Selvas Brasileiras I e II de Heitor Villa-Lobos, Três Mazurcas, Ballada e a Sonata em Si Menor, Op.58 nº3. 

Ingressos e informações: 2332-9223 e 2332-9224

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa, 47 -  Centro 

RIO WINDS FESTIVAL

No mês de novembro já é tradição, a realização no Rio de Janeiro, do    IX Festival Internacional de Sopros, o RioWindsFestival, um festival voltado aos instrumentos de sopros, seguindo o sucesso dos Festivais de Harpas pelo mundo, com ênfase na flauta, oboé, corne ingles, clarineta, saxofone e  fagote. O evento tem como curador, o oboísta-compositor Harold Emert, que se inspirou nos Festivais Anuais do International Double Reed Society. A coluna informa a programação de todos os concertos essa semana, e lembra que todos os concertos do festival são realizados com entrada franca. 

Hoje, às 12h30

Trio Carolina Chaves, flauta,

Rodrigo Rodrigues, fagote,

Maria Luísa Lundberg, piano

Programa: Bach, Villa-Lobos, Tansman e Piazzolla.

Museu Nacional de Belas Artes

Av. Rio Branco, 199 - Centro 

Dia 4, às 13h

Coral Anchieta, de Salvador – Bahia e regente Alcides Lisboa

Programa: Obras polifônico-corais renascentistas, folclóricas, jazzísticas

Centro Cultural da Justiça Federal,

Av. Rio Branco 219 - Sala de Sessões 

Dia 5, às 17h

Daniela Spilmann, saxofone, flauta e Domingos Teixeira, violão

Programa: Jacob do Bandolim

Clube Hebraica

Rua das Laranjeiras 346 

Dia 6, às 11h30

Trio Versátil formado por  Carlos Rato, flauta

Harold Emert, oboé

Claudio Vettori,piano

Programa: Obras Italianas da ópera, popular, erudita (barroca)

MAM - Museu de Arte Moderna

Rua Dom Infante s/n – Centro 

Dia 7, às 12h30

Jazztopia-  Lennart Goebel, piano e Wolfran Goebel, sax tenor

Programa: Gherswin

Biblioteca Nacional

Rua México s/n - Centro

Dia 9, às 12h30

Carlos Rato,flauta e Claudio Vettori,piano

Programa:Gluck,Debussy ,Bach e Mozart

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua 1º de Março 66 -4º. Andar- Sala 26 

MÚSICA NO MUSEU

O diretor da Série Música no Museu, Sergio da Costa e Silva está em Madri, Espanha, para receber o prêmio Cultura Viva- categoria Lazos Hispânicos, pela série de concertos e seus festivais.

Dica da semana: Mozart por dois gênios do piano: Menahem Pressler e Yuja Wang