Newtopia: novas realidades cromáticas, têxteis e de conforto ambiental
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Newtopia é a palavra que sintetiza as principais tendências dos interiores e design para 2022. Que combinam o equilíbrio das aspirações opostas, nossa necessidade de proteção e lembranças com o desejo de aventura, diversão e tecnologias ousadas.
A Newtopia explora novas realidades cromáticas, têxteis ou de conforto ambiental. Em resumo, significa uma nova utopia de contrastes de caráter híbrido.
São seis tendências principais:
1- MODA e DESIGN
Vestir a casa (como já o fazem Armani Casa, Gucci, Versace e Zara Home): texturas, cores e materiais andam de mãos dadas numa mistura tátil com a leveza confortável do mobiliário para “sentir” o lar.
Os têxteis apresentam atmosfera lúdica; tecidos e tapetes, inclusive como obra de arte; associação com o artesanato; cores vivas, monocromáticas, jogos de geometria ou desenhos bidimensionais, em diferentes formatos.
2- SUSTENTABILIDADE
Varandas e quintais permanecem muito valorizados - uma ode à natureza, os espaços externos sendo uma extensão da casa. O mobiliário está saindo do interior para o exterior, expandindo a área habitável, enquanto os móveis externos penetram nos interiores. Design sustentável, produtos de baixo impacto para o meio-ambiente, explorando matérias-primas naturais e orgânicas, inclusive no home-office, espaço ainda em alta.
3- BEM-ESTAR (físico e mental)
Características: peças e ambientes mais orgânicos, rústicos e sutis; linhas fluidas, tons neutros, pastel e terrosos como protagonistas; cores silenciosas que trazem calma e se inspiram na natureza; texturas em alta pois trazem movimento e ar comfy.
4- DESIGN MULTIFUNCIONAL
Espaços mais flexíveis, multifuncionais, com layout fluido e mutável. Atemporalidade e longevidade dos produtos passam a ser fundamentais, sem abrir mão da estética e conforto.
No entanto, há uma busca por um refúgio tech-free para relaxamento. Com esse desejo, o open-concept total é, algumas vezes, substituído por portas pocket e paredes retráteis.
5- REEDIÇÕES
Símbolos do passado se fundindo com a vanguarda; experiências afetivas e nostálgicas com um novo olhar para o futuro; produtos que evidenciem as raízes da marca, possuam storytelling, trazendo o passado de forma criativa e poética.
6- TREND COLORS
Impacto visual, potencial lúdico. A Suvinil escolheu o tom “Eclipse” (parecido com verde musgo) enquanto a PPG selecionou o “Olive Sprig”, um verde acinzentado e relaxante. A Coral elegeu o “Melancia Suave” (azul pastel bem clarinho) como a cor de 2022, enquanto a PANTONE, principal referência de tendências, aposta no “Very Peri” (roxo azulado), embora também credite um leque de cores suaves denominado Clarify.
0 resultado cromático é a união entre a cor calma e curadora e um arco-íris de esperança e alegria. Elas devem espelhar nossos desejos complexos, que mesclam a familiaridade reconfortante com a esperança de um recomeço, a regeneração do mundo pós-pandemia imitando a resiliência da natureza.