IESA RODRIGUES: Show impecável, muito além da moda
A grife Paradise de Thomaz Azulay e Patrick Doering faz desfile em homenagem aos 40 anos da Yes, Brazil
Os anos 1980, representados pela marca Yes, Brazil, foram vistos em homenagem da grife The Paradise na noite de quinta-feira, no Hotel Fairmont, em Copacabana. O que poderia ser um simples desfile com referências à moda criada por Simon Azulay, pai de Thomaz Azulay, designer e sócio de Patrick Doering na The Paradise, virou um show impecável, muito além da moda.
Celulares a postos
Não faltaram motivos para a plateia levantar os celulares. A começar pela estrela da noite, a apresentadora Xuxa Meneghel, que antes do desfile afirmou sua paixão pelas criações da Yes.
“No dia em que assinei o contrato com a TV Globo, saindo da TV Manchete, já estava de Yes Brazil da cabeça aos pés. A famosa botinha amarrada, uma das marcas do meu figurino, era da Yes. Fez tanto sucesso que a Grendene fez igual, em plástico. Sempre adorei desfilar para o Simon, ele me perguntava no camarim se podia tirar o forro, rasgar, abrir decote das minhas roupas. Eu topava, era o máximo”.
Xuxa vestiu dois looks, queria ter vestido todos, “com bainha quatro centímetros abaixo da pepeca, como eu usava” segundo ela. Mas dividiu a passagem pela borda da piscina do Fairmont com modelos dos anos 1980. Veluma, famosa pela performance nos desfiles, Pedrinho Aguinaga, na época considerado o homem mais bonito do Brasil, Carla Barros, eleita a melhor modelo nos anos 1990, Walter Rosa, um dos melhores modelos masculinos da época. E Monique Evans, que começou nas passarelas do Copacabana Palace vestindo as coleções da Yes. Neste show, de tailleur assimétrico em estampa barroca, levantou os celulares quando beijou a companheira Cacá Werneck.
Moda homenagem e referência
As peças originais da Yes, Brazil estavam expostas, junto com um grande acervo de fotos de desfiles da marca nos anos 1980. Na borda da piscina passou a coleção da The Paradise, um belo conjunto de roupas inspiradas nas estampas e cores preferidas por Simon, pai de Thomaz. Os pássaros, araras, flores, folhagens tropicais, elementos barrocos e abstrações coloridas e bordadas estão lá na loja da rua Garcia d´Ávila, uma perfeita mistura dos anos 1980 e 2019.
A trilha sonora
Modelos famosos e coleção inspirada na grife homenageada já seriam bons trunfos do Thomaz e Patrick. E ainda falta comentar sobre a música, fator fundamental em um desfile de moda: a plateia teve o privilégio de assistir a pocket shows da Blitz, de Pepeu Gomes e Gilberto Gil, que desfilou de túnica com toques dourados e se apresentou com João, José e Francisco, os três filhos que formam a banda Os Gilsons.
Uma noitada festiva que mostrou ser possível celebrar o Rio de Janeiro (que continua lindo, como cantou Gil), um criador original e ao mesmo tempo propor novas ideias de moda. Como no céu sobre o desfile, que ao mesmo exibia a Lua cheia, um clássico romântico como imagem e um drone, a modernidade documentando para o Futuro.