"ENEN": nova gafe de Moro rende memes nas redes sociais

Por GABRIEL MANSUR

Sérgio Moro criticou o Enem por "textos mal redigidos", mas grafia errada chamou atenção

Ao criticar a formulação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) mais uma vez se tornou alvo de piadas nas redes sociais ao demonstrar sua falta de intimidade com a Língua Portuguesa. Ao pontuar que a prova deste ano foi "mal redigida", o ex-juiz federal da operação Lava-Jato errou a grafia do exame, o qual chamou de "ENEN".

"Tenho pena dos estudantes brasileiros", escreveu o ex-juiz. “A prova do ENEN, além de abusar da doutrinação ideológica, é confusa e mal redigida. Qual é o problema em formular questões e respostas de forma clara, direta e objetiva?”.

A tentativa de criticar o governo Lula (PT) pelo primeiro dia do ENEM não surtiu tanto efeito quanto o erro de grafia cometido pelo senador. O post ganhou grande repercussão na plataforma e foi comentado por políticos como o deputado federal André Janones (Avante-MG): "Provas não são seu forte, né?", ironizou o parlamentar, em alusão às provas anuladas da operação Lava-Jato.

Com a repercussão negativa, ele apagou o tuíte com erro e publicou outro com a grafia correta. O post original foi publicado às 20h03 desta segunda-feira. Menos de meia hora depois, às 20h31, o senador atualizou a publicação. Mas já era tarde, e o erro já estava na boca do povo. No X, antigo Twitter, os memes e piadas com o ex-juiz fizeram “ENEN” parar nos Trending Topics da plataforma.

Veja as reações abaixo