Fotos de Michelle Bolsonaro sendo recebida por Donald Trump foram feitas com IA
...
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou aos Estados Unidos em 18 de janeiro para a posse do presidente norte-americano, Donald Trump. Desde então, imagens que mostrariam a esposa de Jair Bolsonaro sendo recebida pessoalmente por Trump acumularam mais de mil compartilhamentos nas redes sociais. Mas os conteúdos foram gerados por inteligência artificial (IA), como é possível perceber por inconsistências nas figuras retratadas.
"Atenção: Michelle Bolsonaro acaba de ser recebida nos Estados Unidos por nada mais nada menos que Donald J Trump”, diz a legenda que acompanha uma das imagens que circulam no Facebook, no Instagram, no YouTube e no Threads.
Outra imagem do suposto encontro entre Michelle Bolsonaro e o republicano circula no Instagram e no Threads.
Michelle, porém, não participou da cerimônia de posse de Trump. Segundo uma nota enviada a veículos de imprensa pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também viajou para os Estados Unidos representando seu pai, ele e Michelle não puderam participar devido à transferência do evento para a Rotunda do Capitólio. A mudança de local ocorreu devido à previsão de frio extremo em Washington DC.
O AFP Checamos não encontrou nenhum registro público em veículos de imprensa ou no perfil oficial da ex-primeira-dama no Instagram de um encontro com o novo presidente dos Estados Unidos.
Inconsistências
Para além da ausência de registro do suposto encontro, as fotografias compartilhadas nas redes apresentam inconsistências.
Em uma delas, é possível ver que a mão de Michelle está distorcida, e outras figuras humanas no fundo da imagem não possuem rostos nítidos. Ambos são indícios de que o conteúdo foi gerado por inteligência artificial (IA).
De maneira semelhante, na segunda imagem, o braço de Michelle parece sumir atrás de uma das mãos de Trump quando ambos estão se cumprimentando.
Na imagem que mostraria Michelle e Trump se cumprimentando em frente à Casa Branca também é possível perceber a logomarca da rede social TikTok e o nome de usuário “@doctorteojunior”. O perfil em questão se define como autor de conteúdos “satirizando a política”.
Além disso, a roupa usada por Michelle na suposta fotografia que a mostraria sendo recebida por Trump ao aterrissar nos Estados Unidos não condiz com a vestimenta que ela usava ao viajar. Em imagens feitas no dia do embarque, é possível ver que Michelle usava uma calça e um blazer de cores claras, e não o conjunto cinza escuro da primeira imagem viral.