Para a Polícia Federal Claudio Castro é corrupto

Governador do Rio recebeu dinheiro público desviado no tempo em que era vice de Wilson Witzel, de acordo com denúncia

Por INFORME JB com JB Rio

Claudio Castro, governador do Rio, sempre em boa companhia: entre os correligionários Chiquinho e Domingos Brazão, que estão presos pela morte da vereadora Marielle

A Polícia Federal indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelos crimes de corrupção e peculato. A informação foi divulgada pelo site UOL.

Cláudio Castro é suspeito de envolvimento em esquemas de desvio de dinheiro público em mandatos anteriores, quando ocupava os cargos de vice-governador e vereador na capital fluminense.

As investigações, autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), começaram no ano passado e continuam em andamento.

O indiciamento é um procedimento formal realizado pela autoridade policial, que oficializa a acusação com base em indícios suficientes de autoria e materialidade de ilícitos. Isso significa que, após a análise das provas coletadas, a Polícia Federal considera haver elementos que justificam a continuidade das investigações e o possível prosseguimento para denúncia pelo Ministério Público.

Em dezembro de 2023, a Polícia Federal já havia realizado a Operação Sétimo Mandamento, que teve como alvo Vinícius Sarciá Rocha, irmão de criação de Cláudio Castro. A operação investigou possíveis fraudes em programas assistenciais do estado do Rio de Janeiro e também contou com a autorização do STJ. Rocha também foi indiciado.

A defesa do governador Cláudio Castro ainda não se manifestou sobre o indiciamento. A investigação segue em sigilo. (com Carta Capital)