ARTIGOS

Todo limite

Por TARCISIO PADILHA JUNIOR
tarcisiopadilhajunior@yahoo.com.br

Publicado em 09/04/2025 às 23:43

'Será o melhor

para o país'

                Amin Maalouf (2019)

 

A perfeição para muitos pode ser fim em si mesma, pouco lhes importa para quem se destina essencialmente atividade que empreendem.

Nos tempos que correm, quanto mais a empresa aumenta em porte e poder, mais ela perde sua especificidade, notadamente no âmbito da tecnologia.

Problema tecnológico propriamente dito consiste em obter efeito desejado com máximo de eficácia, frente ao acirramento da competição.

Sem pretensão de simplificar a questão tecnológica, podemos dizer que se encontra no centro das preocupações de americanos e chineses atualmente.

Se a tecnologia implica no aparecimento de novos problemas fundamentalmente, e em escala planetária, sobretudo suscita novos valores.

Toda forma de competição é, visceralmente, uma proporcionalidade, que não é apenas quantitativa, mas também qualitativa, relacional e funcional.

A tensão, que o atual acirramento da competição encerra, é sempre o campo de uma luta entre os vetores de conservação e de destruição.

Em raros momentos da história houve equilíbrio; aparentemente, racionalização de supostas negociações em curso é oferecida como uma "solução".

Hoje, solução tensional precisa encontrar correspondência com as possíveis tratativas que se apresentem à consideração dos governantes.

Todo limite estabelecido é sempre um apontar para algo que o ultrapassa; do qual podemos tomar consciência ou não, dispondo de meios concretos.

Engenheiro, é especialista em gestão de pequenos empreendimentos

Deixe seu comentário