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Monumento do jazz
N este domingo, Dave Brubeck, de pacemaker novo, celebra o seu 90º aniversário no clube Blue Note, de Nova York, à frente do quarteto que (ainda) lidera com Bobby Militello (sax alto), Michael Moore (baixo) e Randy Jones (bateria). Militello sucedeu, em 1982, o primoroso Paul Desmond (1924-77), que formou, com o longevo pianista – monumento vivo do jazz – o combo mais ouvido de todos os tempos desse modo de expressão musical que, como nenhum outro, concilia a emoção e a inteligência. -->Quando foi capa da revista Time , em 1954, o ex-discípulo de Darius Milhaud já conquistara milhares de jovens americanos, aliando à arte da fuga a espontaneidade e o beat do jazz, numa série de concertos em diversos campi , documentados em três preciosos álbuns: Jazz at the College of Pacific e Jazz at Oberlin (ambos da Fantasy, 1953); Jazz goes to the College (Columbia, 1954). -->Na década seguinte, Brube ck consolidou o seu prestígio com a trilogia Time out (1960) – Time further out (1961) – Time in outer space (1962), na qual o quarteto (com Desmond, o baterista Joe Morello e o baixista Eugene Wright) interpretava originais em compassos até então estranhos ao jazz. Do primeiro álbum, o tema Take five , composto por Desmond, em 5/4, virou um grande hit , assim como Blue rondo à la Turk , de Dave, em 9/8 (um compacto de 45 r.p.m. lançado pela Columbia na época, contendo as duas peças, foi o primeiro disco de jazz instrumental a vender 1 milhão de cópias). -->A Sony comemora os 90 anos de Brubeck com a edição de CD duplo Legacy of a Legend , também disponível em MP3. Trata-se de uma antologia de 21 faixas, escolhidas pelo próprio músico em discos gravados para a Columbia Records (1954-70). -->O primeiro volume abre com Jeepers creeps (tema celebrizado por Louis Armstrong), do LP Brubeck time (1954), e termina com Evenin (1960), do álbum com o blues singer Jimmy Rushing. Contém, é claro, Take five e Blue rondo , além de seleções dos Lps Red Hot e Cool (55), Jazz Impressions of the U.S.A (57), Jazz Impressions of Eurasia (58) e Gone with de wind (60). No segundo volume, destaque para duas faixas de The Real Ambassadors (62), com vocais de Armstrong e Carmen McRae; Unsquare dance , em 7/4, de Time Further Out (61); Out of nowhere e St. Louis blues , registros do quarteto que o pianista formou com o também legendário saxofonista barítono Gerry Mulligan, em concerto de 1970, na Berlin Philarmonie. -->A Turner Classic Movies (TCM), por sua vez, promove no dia 6, data do nascimento do nonagenário gênio do jazz, a première do documentário Da ve Brubeck: In his on sweet way – uma produção do eminente ator-diretor Clint Eastwood, que é também jazzófilo, pianista amador e pai do baixista profissional Kyle Eastwood.