Pag. 104 - CINEMA Bem no alvo - Retrospectiva 2010

Por

C om mais 11 milhões de ingressos vendidos, Tropa de elite 2 encerra um dos anos mais brilhantes do cinema brasileiro nas últimas décadas.

Sequência do sucesso de 2007, premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim, o longa-metragem de José Padilha ajudou o cinema nacional a conquistar 19% do mercado de mais de 126 milhões de ingressos anuais.

Além disso, o filme se consolidou como um autêntico fenômeno social. Pela primeira vez em décadas, espectadores de todas as classes sociais correram às salas para reencontrar capitão Nascimento (Wagner Moura), entronizado pela plateia como herói nacional. Resguardado por um forte esquema de segurança, que impediu que cópias piratas em DVD chegassem às ruas antes de seu lançamento, o filme conseguiu driblar o preconceito de que o cinema havia se tornado uma diversão elitista. A repercussão de Tropa de elite 2 acabou sendo determinante também no sucesso de outros títulos brasileiros lançados no período, como Muita calma nessa hora , de Felipe Joffily, uma produção modesta que já chegou à marca de 1 milhão de espectadores. Cercado por grande esquema de segurança antes da estreia, ‘Tropa de elite 2’ leva mais de 11 milhões de espectadores às salas de exibição e se consagra como fenômeno nacional ESTRATÉGIA – Wagner Moura dá um show mais uma vez na pele do capitão Nascimento.