Pag. 76 - Híbridos chegam ao Brasil - Retrospectiva 2010
Fabricantes testam reação do mercado aos carros limpos. Preço elevado ainda é o grande problema D epois de anos só ouvindo falar de carros híbridos, ou seja, automóveis que mesclam motor a combustão com elétrico, finalmente o brasileiro poderá ter em sua garagem esse tipo de veículo, que há um bom tempo é comercializado nos Estados Unidos, Japão e Europa. Por enquanto, somente dois fabricantes tiveram a coragem de apostar em um segmento ainda novo no país: a MercedesBenz, que trouxe o S400, e a Ford, com o Fusion.
O grande problema é o custo de um veículo desse tipo, bem maior do que o dos carros convencionais. O modelo alemão custa em torno de R$ 430 mil, enquanto o Fusion sai por R$ 150 mil. Se o preço impressiona, no exterior não é muito diferente. Lá, em média, cobra-se 25% a mais, mas com a vantagem de, pelo menos em alguns países, haver incentivos, o que acaba contribuindo na redução do preço final.
A importação de outros modelos híbridos e até elétricos dependerá da resposta do mercado, embora já se fale que a Honda também pretende trazer o seu.