Pag. 88 - Bang à vista LHC faz sua primeira colisão de prótons - Retrospectiva 2010

Por

SOB A TERRA – O LHC fica em um túnel de 27 km de comprimento em Genebra, na Suíça. O Grande Colisor de Hádrons, (LHC, ou Large Hadrons Colider, em inglês), maior acelerador de partículas do mundo, fez a sua primeira colisão de prótons em 30 de março. O objetivo do acelerador é tentar explicar a origem da massa das partículas, além de encontrar outras dimensões no espaço. Para isso, o LHC vai aumentando, progressivamente, a potência de circulação dos prótons, para recriar os momentos posteriores ao Big Bang, o que dará informações sobre a formação do Universo.

A maior busca do LHC é encontrar o bóson de Higgs, também conhecida como “a partícula de Deus”, que, se encontrada, explicaria a existência de massa nos átomos.

Em novembro, o LHC ingressou em uma nova fase, na qual passará a fazer colisões usando íons de chumbo, mais pesados. É uma energia maior, que vai ajudar a coletar mais dados. O LHC estuda partículas fundamentais dos átomos através da colisão de prótons em altíssima velocidade.