Produtora de Obama chega ao cenário do Oscar com indicação por documentário 'American Factory'
A produtora de Barack e Michelle Obama obteve nesta segunda-feira uma indicação ao Oscar por "American Factory", um documentário que narra o que ocorreu com trabalhadores quando um bilionário chinês adquiriu uma fábrica no Meio-Oeste dos Estados Unidos.
"American Factory" é o primeiro lançamento da Higher Ground Productions, uma empresa que o ex-presidente e a ex-primeira-dama dos EUA fundaram em 2018, em um acordo de vários anos para fornecer programação à Netflix. O filme concorrerá ao Oscar de melhor documentário em 9 de fevereiro.
"Feliz de ver a indicação de American Factory para o Oscar de Melhor Documentário", escreveu Barack Obama no Twitter. "É o tipo de história que não vemos com bastante frequência, e é exatamente o que Michelle e eu esperamos alcançar com Higher Ground. Parabéns aos incríveis cineastas e a toda equipe!"
Michelle Obama também parabenizou, via Twitter, os cineastas Julia Reichert e Steven Bognar.
"American Factory" mostra a vida de milhares de trabalhadores demitidos de seus empregos numa fábrica automotiva em Moraine, Ohio, na recessão de 2008, alguns dos quais foram contratados seis anos depois pela empresa chinesa Fuyao Glass America para fabricar vidro automotivo na mesma fábrica.
"American Factory" competirá contra "The Cave", um documentário sobre genocídio na Síria; "Democracia em Vertigem", que acompanha o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016 e as repercussões políticas que sucederam seu afastamento do poder, além de outros.(Reuters)