CINEMA
Festival de Berlim começa nessa quinta
Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]
Publicado em 09/02/2022 às 12:40
Alterado em 09/02/2022 às 12:40
O Festival de Berlim, um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo, dá partida à sua 72ª edição em formato presencial. Devido à pandemia, as datas foram ajustadas entre os dias 10/2 a 16/2, ao invés de ir até o dia 20, conforme anteriormente planejado. Os dias restantes serão destinados à exibição de reprises dos filmes participantes.
Júri Oficial
O júri da Mostra Internacional, que escolherá os ursos de Ouro e Prata, principais prêmios do festival, será presidido pelo diretor indiano, radicado nos EUA, M. Night Shyamalan. O cineasta brasileiro Karim Aïnouz, é um dos integrantes.
Os demais jurados, além de Shyamalan e Aïnouz são: a diretora Anne Zohra Berrached (Alemanha), o produtor Saïd Ben Saïd (França / Tunísia), a dramaturga Tsitsi Dangarembga (Zimbabwe), o cineasta Ryûsuke Hamaguchi (Japão) e a atriz Connie Nielsen (Dinamarca / EUA).
Programação abrangente e diversificada
O festival abrirá com “Peter Von Kant”, do cineasta francês François Ozon, que também concorre ao Urso de Ouro e é estrelado por Isabelle Adjani. O filme é uma nova leitura de “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, de Rainer Werner Fassbinder (1972).
A seleção da mostra oficial abrange 18 títulos que concorrerão aos ursos de Ouro e Prata. Os filmes são originários de 15 países, com 17 estreias mundiais. Filmes de autores consagrados como Claire Denis, Hong Sangsoo, Paolo Taviani, Ulrich Seidl e Rithy Panh integram a competição deste ano.
Em declaração à imprensa, o diretor artístico Carlo Chatrian disse que a linha temática privilegiou “vínculos humanos e emocionais”, com a unidade familiar como ponto focal em vários filmes.
Homenagem
A atriz Isabelle Huppert será a homenageada da edição 2022 com o Urso Honorário, tributo concedido pelo conjunto da carreira ou da obra.
“Estamos orgulhosos de receber Isabelle de volta ao festival. Ela é uma das poucas artistas reconhecidas com prêmios de atuação em todos os principais festivais de cinema e é mais do que uma atriz célebre. É uma artista que não hesita em correr riscos e desprezar as tendências convencionais. Atribuí-la com nosso prêmio de maior prestígio é acentuar o cinema como forma de arte, independente e incondicional”, afirmaram os diretores da Berlinale, Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian.
Brasileiros
O Brasil não está na seleção de longas-metragens candidatos aos ursos de Ouro e Prata, mas concorre na mostra de curtas-metragens com “Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro. O filme, envolvendo sentimentos represados e memórias, narra uma história que entrelaça presente e passado.
Também foi selecionado para a paralela Panorama com “Fogaréu”, de Flávia Neves, história de Fernanda que, após anos de ausência, volta para a fazenda do tio em Goiás e, com postura e perguntas incômodas, abala a estrutura de sua família burguesa.
Os brasileiros integram ainda a Fórum, mostra caracterizada por focar seu viés em filmes de arte. No Programa Principal participam com “Mato Seco em Chamas”, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, e “Três Tigres Tristes”, de Gustavo Vinagre. E na Fórum Expanded, com dois títulos: na Fórum Expanded Filmes, com “O Dente do Dragão”, de Rafael Castanheira Parrode, sobre a contaminação por radioatividade ocorrida em Goiânia em 1987, na Fórum Expanded Instalações, com “Se Hace Camino al Andar”, de Paula Gaitán.
Medidas de segurança
A capacidade de assentos nos cinemas será reduzida em 50%, não haverá festas ou recepções e serão adotadas rígidas medidas sanitárias. Será obrigatório o uso de máscaras nas salas de projeção e o público precisará comprovar a vacinação completa contra a Covid.
Para a cerimônia de premiação, que acontecerá dia 16 de fevereiro, estão previstas medidas adicionais. O tradicional tapete vermelho foi mantido com capacidade limitada, e o mesmo procedimento será seguido nas coletivas de imprensa e sessões de fotos.
O Mercado de Filmes Europeu (EFM), bem como o World Cinema Fund e a Berlinale Talents, programa destinado a estudantes, serão realizados de forma online.
FILMES CONCORRENTES AO URSO DE OURO
A E I O U – A Quick Alphabet of Love, de Nicolette Krebitz – Alemanha / França
Alcarràs, de Carla Simón – Espanha /Itália
Avec Amour et Acharnement, de Claire Denis – França
Rimini, de Ulrich Seidl – Áustria / França / Alemanha
Call Jane, de Phyllis Nagy – EUA
A Piece of Sky, de Michael Koch – Suiça / Alemanha
Everything Will Be Ok, de Rithy Panh – França / Camboja
La Ligne, de Ursula Meier – Suiça / França / Bélgica
Leonora, de Paolo Taviani – Itália
Les Passagers de la Nuit, de Mikhaël Hers – França
Before, Now & Then, de Kamila Andini – Indonésia
Peter von Kant, de François Ozon – França – filme de abertura
Rabiye Kurnaz vs George W. Bush, de Andreas Dresen – Alemanha / França
Robe of Gems, de Natalia López Gallardo – México / Argentina / EUA
The Novelist’s Film, de Hong Sangsoo – Coréia do Sul
Un Año, una Noche, de Isaki Lacuesta – Espanha / França
That Kind of Summer, de Denis Côté – Canadá
Return to Dust, de Li Ruijun – República da China