CINEMA

Leilão com itens de Gina Lollobrigida gera mais de 1 mi de euros

Peça mais cara foi escultura da atriz vendida por 125 mil euros

Por ECONOMIA JB com JB INTERNACIONAL com Caderno B
[email protected]

Publicado em 31/05/2024 às 08:29

Alterado em 31/05/2024 às 08:30

Gina Lollobrigida foi uma das maiores estrelas do cinema italiano Foto: Ansa

A casa de leilões Wannenes, em Gênova, superou a marca de um milhão de euros com a venda de objetos pertencentes à atriz italiana Gina Lollobrigida.

O leilão durou mais de dez horas, registrando 100% dos 410 lotes de obras de arte, lembranças e objetos pessoais vendidos, totalizando um valor global de 1.144.520 euros, incluindo os direitos do leilão, com uma média por lote de 2,7 mil euros.

A participação foi considerada excepcional, com mais de 4 mil pessoas de 28 países diferentes conectadas através de cinco plataformas online e 12 linhas telefônicas, além de uma sala lotada, demonstrando o grande afeto e interesse que a figura da artista continua a despertar.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados do leilão de Gina Lollobrigida. Os objetos e lembranças que contam a vida dessa extraordinária diva permitiram sonhar, expressar afeto e curiosidade, demonstrando um interesse excepcional", comentou o CEO da casa de leilões, Guido Wannenes.

Entre os principais lotes no catálogo, o recorde foi alcançado pela escultura em bronze de Giacomo Manzù (Bérgamo 1908 - Roma 1991) retratando a atriz, vendida por 125,1 mil euros.

Também despertaram grande interesse os móveis, incluindo o guarda-moedas de madeira ebanizada com corais, tartaruga e cobre dourado (Sicília, séculos 17-18) vendido por 118.250 euros; as três poltronas venezianas (Andrea Brustolon) da primeira metade do século 18 esculpidas em madeira de buxo que alcançaram 87,6 mil euros; e a mesa de madeira esculpida, laqueada e dourada (século 19) vendida por 37,6 mil euros.

Outro destaque foi o relógio Seiko presenteado a Lollobrigida por Fidel Castro quando a diva o visitou em Cuba, um modelo masculino em titânio personalizado com a inscrição "a Gina com admiração. Fidel Castro", vendido por 18.850 euros. (com Ansa)