Guarda Municipal tem esquema especial para Carnaval 2007
Agência JB
Rio - A Guarda Municipal do Rio terá 1.900 agentes nas ruas, durante do Carnaval, em ações de ordenamento urbano, controle de trânsito e atendimento ao público. No Sambódromo, o efetivo será de 380 agentes, incluindo as equipes de atendimento ao turista e patrulhamento com cães.
A GM-Rio dispõe também do serviço Disque-Guarda - 0800-211532 -, que é gratuito e funciona 24 horas para informações e auxílio.
A operação no Sambódromo começa às 18h de sexta-feira, dia 16, no desfile das escolas mirins, e termina no Desfile das Campeãs, dia 24. Diariamente, 147 guardas da Coordenadoria de Trânsito farão a fiscalização do trânsito no entorno do Sambódromo, monitorando as interdições e os bloqueios implantados pela CET-Rio. Haverá também duas bases operacionais para atendimento: atrás do Setor 11 e no Setor 1, próximo à área de concentração das escolas de samba.
Os turistas estrangeiros poderão recorrer ao atendimento do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), de plantão no Setor 9 com guardas que falam inglês, espanhol, italiano, francês e alemão. Ainda no Sambódromo, haverá patrulhamento com cinco duplas de agentes com cães.
Para desfiles de blocos e bailes populares no Centro, haverá 140 guardas, sendo 60 na Avenida Rio Branco, 40 na Cinelândia e 40 na Lapa. Na Estrada Intendente Magalhães, no Campinho, onde serão realizados os desfiles das escolas de samba dos grupos C, D e E, estarão presentes 55 guardas no patrulhamento e 15 no trânsito. Nos blocos da Zona Sul e da Tijuca, a Guarda Municipal atua desde o dia 2 de fevereiro com pelo menos 300 agentes.