Atletas farão caminhada com tocha dos Jogos Pan-Americanos em Brasília

Por

Agência JB

BRASÍLIA - A chama dos Jogos Pan-Americanos chegou nesta segunda-feira em Brasília. O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Nuzman, entregou um lampião com a chama para o vice-governador do Distrito Federal, Paulo Octávio.

A chama seguiu do aeroporto para o Palácio do Planalto, onde será recebida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro dos Esportes, Orlando Silva, e pelo governador do DF, José Roberto Arruda.

Às 13h, o presidente Lula deve acender a tocha dos jogos Pan-Americanos e entregá-la ao nadador Gustavo Borges e à jogadora de vôlei Sandra Pires. Outros 23 atletas da cidade carregarão a tocha em um percurso que inclui os principais pontos de Brasília e da cidade satélite de Taguatinga.

A chama percorrerá as 27 capitais brasileiras até chegar ao Rio de Janeiro no dia 13 de julho, quando será aberta a 15ª edição dos Jogos Pan-Americanos. No último dia 4, a tocha foi acesa nas pirâmides de Teotihuacán, no México, e seguiu para o Brasil, onde chegou no dia seguinte em Porto Seguro (Bahia). De lá, foi escoltada até Santa Cruz Cabrália, para ser acesa no local da realização da primeira missa no país, em 1500.