Clientes denunciam nova falha na compra online de ingressos do Pan

Por

Nilo Junior, Agência JB

RIO - Depois de uma denúncia feita pelo JB, sobre a falha no sistema de vendas online de ingressos no site oficial dos Jogos Pan-Americanos, em que compras não efetuadas eram confirmadas pela empresa de cartão de créditos, uma nova reclamação de clientes veio à tona nesta terça-feira. Ao comprar ingressos para alguns jogos, o economista Fernando Meirelles, teve acesso a todos os dados de uma outra pessoa, a qual ele nunca viu na vida.

Ao término da transação, Fernando clicou no botão do navegador da internet para voltar ao passo um na compra e, para sua surpresa, não viu seus dados na tela do computador, mas sim o nome, telefone, endereço, CPF e RG de Bianca Mazeron.

- Eu comprei ingressos para a ginástica artística e para o atletismo e tentei voltar ao início, na página em que aparecem meus dados, para tentar comprar outros ingressos e me deparei com todos as informações sobre a Bianca.

Fernando falou que não era possível prosseguir a compra com os dados de Bianca, pois o site dava uma mensagem de erro e que, aparentemente, nenhuma informação sobre o seu cartão de crédito foi fornecida.

- Mesmo que o número de cartão e senha dela não tenham aparecido, é absurdo e perigoso o site divulgar essas informações. Isto é gravíssimo, pois mostra uma falha no sistema de vendas do Pan pela internet, que pode expor qualquer comprador destes bilhetes à violação de seus dados pessoais.

Para a sorte de Bianca, Fernando é uma pessoa honesta e entrou em contato com ela, avisando o que aconteceu. Ao saber do ocorrido, a analista de recursos humanos ficou surpresa, mas logo o sentimento se transformou em medo, pois assim, como Fernando conseguiu, outras pessoas podem ter tido acesso a todos os dados dela.

- Estou com medo, porque assim como ele, outra pessoa podia ter visto. Com o Fernando, acho que dei sorte, porque ele me avisou e não usou isso contra mim.

Bianca diz que mandou uma mensagem para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), mas até agora não obteve um parecer sobre o caso. Confusa, confessou estar sem saber como agir.

Avisei ao COB e expliquei tudo o que aconteceu. Ninguém me respondeu ainda. Não sei o que fazer, me sinto de mãos atadas, mas já penso até em entrar na Justiça, se precisar garante.

Bianca falou ainda que, quando Fernando entrou em contato com sua mãe, ela pensou que fosse um trote.

- Hoje em dia é o que mais acontece. Trotes como esses são cada vez mais comum. Mas ele explicou tudo direitinho. Espero que mais ninguém tenha tido acesso a essas informações, pois se cair em mão erradas, não sei o que pode acontecer.