Governo chinês quer recuperar imagem de produtos

Por

O Ministério de Comércio da China entrou hoje em contato com multinacionais varejistas para garantir a boa qualidade de seus produtos e recuperar a reputação internacional dos brinquedos fabricados no país. A tentativa de Pequim é restabelecer a confiança de empresas como Wal-Mart, Carrefour e Metro.

"Conversamos recentemente sobre qualidade de nossos produtos com as multinacionais e os dirigentes empresariais elogiaram a qualidade chinesa e expressaram seu desejo de divulgar internacionalmente a informação de que eles são de confiança", afirmou Wang Xinpei, porta-voz do Ministério.

Na quarta-feira, a Comissão para a Segurança no Consumo dos EUA retirou mais de meio milhão de brinquedos fabricados na China porque continham excesso de chumbo. A firma americana Target anunciou a retirada voluntária de outro lote de 350 mil unidades.

No Japão, a Sony Creative Products anunciou ontem a retirada voluntária de 15 mil brinquedos da marca Thomas & Friends. Em junho, já havia retirado 43 mil. Nos últimos meses, a americana Mattel recolheu 20 milhões no mundo todo.

Desde o início de 2007, as exportações da China são prejudicadas por escândalos envolvendo sua qualidade. Um xarope com dietilenoglicol causou a morte de 100 pessoas no Panamá. Animais de estimação também morreram nos EUA depois de comer um alimento contaminado.

Com informações do jornal South China Morning Post de Hong Kong.