Tóquio registra menor nível em sete semanas
Em dia de forte volatilidade, o índice Nikkei 225 caiu 0,11%, para 16.249,63 pontos, registrando seu menor nível desde 18 de setembro de 2007. Já o indicador Topix, que reúne todos os valores da primeira sessão, recuou 0,03%, para 1.574,59 pontos.
Ontem, os executivos do Citigroup não foram capazes de assegurar aos investidores de que uma baixa contábil de US$ 11 bilhões, atribuída a crise hipotecária nos Estados Unidos, não aumentará. A preocupação gerou cautela entre os investidores nipônicos, mas não evitou a compra de ativos do setor financeiro. As ações do Mitsubishi UFJ Financial subiram 0,29% e as da Credit Saison aumentaram 2,68%. Já os papéis da Resona Holdings apontaram alta de 1,52%.
Destaque na sessão para os títulos da Softbank, prejudicados pela realização de lucros após a companhia ter apresentado ontem um avanço de 49% no lucro operativo do terceiro trimestre. As ações da fabricante de chips despencaram 6,54%. Já os papéis da Chugai Pharmaceutical recuaram 3,18% após a empresa informar que reduzirá pela metade o fornecimento do medicamento Tamiflu neste inverno no Japão.
A notícia de que o Google pretende desenvolver novos sistemas gratuitos para celulares - em parceria com fabricantes asiáticos de telefonia móvel - impulsionou as ações dos setores de tecnologia e telecomunicações no Japão. Os títulos da KDDI Corp., por exemplo, avançaram 1,88%.