Observadores elogiam eleições no Paraguai
Agência EFE
ASSUNÇÃO - A Organização dos Estados Americanos (OEA) destacou hoje o "elevado espírito cívico e a tranqüila e maciça participação" dos paraguaios nas eleições gerais deste domingo.
A chefe da missão da OEA, a ex-chanceler da Colômbia María Emma Mejía, disse em entrevista coletiva que o povo paraguaio e os órgãos eleitorais "deram uma lição a todos" e que o pleito de ontem foi o "mais cívico" do qual já participou.
- O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, cumprimenta o povo do Paraguai por seu exemplar comportamento na jornada eleitoral e o candidato presidencial Fernando Lugo por sua vitória, ao mesmo tempo em que lhe deseja sucesso em seu futuro trabalho como presidente de todos os paraguaios - frisa um comunicado da organização.
O texto também destaca que a missão "continuará durante a apuração" e "apresentará outras observações e recomendações sobre os temas relacionados ao processo eleitoral em um relatório final que será apresentado ao Conselho Permanente da OEA".
Ainda de acordo com a nota, as eleições de domingo no Paraguai "foram históricas" e que, apesar das diferenças de critérios entre os partidos, foi possível "um consenso fundamental sobre as regras do jogo".
A Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (IFES, na sigla em inglês) também parabenizou o povo paraguaio "por sua maturidade ao ter comparecido às urnas em um clima de tolerância, paz e tranqüilidade".
A IFES estendeu seu reconhecimento à sociedade civil, que "dentro do âmbito de suas competências, colaborou na organização e no desenvolvimento de uma bem-sucedida votação".