Renata/Talita encara dupla chinesa e torcida pelo bronze

Por

Portal Terra

PEQUIM - Apenas uma derrota no torneio olímpico de vôlei de praia foi responsável por tirar Renata e Talita da disputa pela medalha de ouro em Pequim. Mas a chave também não ajudou. Nas semifinais, as brasileiras foram vencidas pelas americanas Walsh e May, atuais campeãs olímpicas. Na briga pelo terceiro lugar, elas encaram as chinesas Chen Xue e Xi Zhang, a partir de 22h (de Brasília), no Chaoyang Park.

O trajeto do dueto nacional na capital chinesa começou com uma vitória sobre as mexicanas Candelas e Garcia. Depois elas ainda bateram as austríacas Stefanie Schwaiger e Doris Schwaiger, as gregas Karantasiou e Arvaniti e as noruguesas Maaseide e Glesnes.

Nas quartas-de-final, a dupla australiana Barnett/Cook também foi deixada para trás sem muita dificuldade. Até que Renata e Talita toparam com Walsh e May, algozes de Ana Paula e Larissa, e foram derrotadas.

Batidas na semifinal, as brasileiras confessam torcida pela parceria dos EUA na decisão.

- Estamos torcendo por elas na final. Espero que elas ganhem, porque são as melhores do mundo - disse Renata, ciente de que vencer Walsh e May seria uma tarefa complicada.

Agora elas enfrentam Xue e Zhang, que tiveram campanha semelhante à delas. Sem nenhum revés durante as fases preliminares, as chinesas também foram derrotadas somente na semifinal, pelas compatriotas Jia Tian e Jie Wang, que lutarão pelo ouro contra Walsh e May, a partir de 0h.

Desse modo, a China tem campanha inquestionável no vôlei de praia feminino. Como o torneio não permite enfrentamento entre duplas de mesma nacionalidade, os dois duetos chineses chegam para suas últimas partidas com possibilidade de conquistar duas medalhas.

Com pelo menos um lugar garantido no pódio, a China promete fazer barulho nas arquibancadas. Não será para menos: mais que a promessa de medalhas, a gigantesca torcida vermelha tem a certeza de que o país entrou para o grupo das potências mundiais da modalidade.