Juiz aumenta multa a Crivella por uso da imagem de Lula
Portal Terra
RIO - Depois mais um exibição da imagem do presidente Lula em seu programa eleitoral na TV, nesta sexta-feira, o candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB) teve a multa por descumprimento de ordem judicial aumentada de R$ 20 mil para R$ 100 mil. A determinação foi do juiz Cezar Augusto Rodrigues Costa, da 8ª zona eleitoral do Rio de Janeiro.
O senador apresentou ontem na TV uma foto sua com o presidente descumprindo uma decisão anterior TRE, acerca do uso de imagens ou áudios de Lula em seu programa eleitoral gratuito no rádio ou na TV.
A liminar foi concedida, na última quinta-feira, em favor do Partido dos Trabalhadores. O juiz citou que estuda a possibilidade de enviar o processo para o Ministério Público Federal caso o senador esteja cometendo o crime de abuso do poder econômico.
O abuso se configuraria, no caso de haver a comprovação de que Crivella preferiu pagar a multa ao invés obedecer a ordem judicial.
O impedimento do uso da imagem de Lula no programa baseou-se no fato de Crivella ser de um partido diferente do presidente. A lei eleitoral não permite que candidatos exibam em seus programas políticos de outros partidos.