Tocha Paraolímpica passa por Wuhan

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - O revezamento da tocha dos Jogos Paraolímpicos de Pequim percorreu no último domingo a cidade de Wuhan. A cerimônia de abertura desta etapa, que teve início no Centro Esportivo de Wuhan, contou com 60 portadores, incluindo 11 com necessidades especiais, participaram do revezamento da tocha pela cidade.

A primeira portadora, Cheng Yu, foi integrante da seleção nacional chinesa de tênis de mesa e campeã da modalidade nos Jogos Paraolímpicos de Seul 1988. A tocha passou pela Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnolôgico de Wuhan, lugar que registrou um crescimento econômico de mais de 30% nos últimos cinco anos.

A pira foi acesa pela última portadora, Wen Qing, apelidada "princesa em cadeira de rodas", que ganhou mais de 50 medalhas em provas na cadeira de rodas em todo o mundo, nos últimos 15 anos. O revezamento da tocha se tornou um grande evento para os 438 mil portadores de deficiência da cidade, com magníficos espetáculos realizados por outros deficientes e pelo diretor da orquestra Zhou Zhou, que demonstraram seu espírito paraolímpico e otimismo.

Conhecida por "via que conecta nove províncias", a cidade de Wuhan tem cerca de 8 milhões de habitantes, é uma via de acesso à província de Hubei, e vários lugares da China central.

A tocha dos Jogos Paraolímpicos cobrirá uma distância de 13.181 quilômetros em nove dias, e visitará onze cidades de diversas províncias, regiões autônomas e municípios chineses.

O revezamento foi dividido em duas rotas: "China Moderna" e "China Antiga". A primeira percorrerá as cidades de Shenzhen, Wuhan, Shanghai, Qingdao, Dalian e Pequim, e a segunda visitará Xi''An, Hohhot, Changsha, Nanjing e Luoyang.

Com informações da Agência Xinhua.