BA: briga por imagem de Lula cria seqüela em aliança, diz PMDB
Portal Terra
SALVADOR - O presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, afirmou que a disputa com o PT pelo uso da imagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na campanha para a prefeitura de Salvador criará seqüelas na aliança que os partidos sustentam em torno do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT).
A rusga entre os aliados surgiu após o PT exigir que o PMDB parasse de usar a imagem de Lula na campanha de João Henrique Carneiro, que tenta a reeleição na capital baiana. A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi favorável aos petistas, que estão em campanha com o deputado federal Walter Pinheiro.
- O que pode mudar são as questões individuais, e não partidárias, disse o presidente.
- Mas isso vai criando seqüelas entre os deputados, e não quero ser cobrado pelos votos daqueles deputados que se sentem magoados, alertou Lúcio.
O presidente do PMDB, contudo, assegura que o desentendimento não causará rupturas e que a aliança entre os partidos será preservada.
- O PMDB continuará apoiando Jaques Wagner, assim como ajudou a construir esse governo.
A aliança entre PMDB e PT foi construída para a eleição de Wagner, em 2006, em uma disputa contra Paulo Souto (DEM), e para tentar acabar com uma seqüencia de quatro mandatos do DEM. Os partidos pretendem manter a união, pelo menos, até a próxima eleição para governador, em 2010.
O PMDB ainda não decidiu se entrará com recurso contra a decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pedir a liberação para o uso da imagem de Lula, mas criticou a iniciativa petista de exigir exclusividade para a campanha de Pinheiro.
- Isso não é uma questão jurídica, é uma questão política. Vendo que a imagem de Lula está fortemente ligada à de João Carneiro, por ser um prefeito que trabalha pela classe mais pobre, o PT quis levar a decisão para o tapetão devido ao desespero que toma conta da candidatura de Walter Pinheiro, reclamou Lúcio.
- Foi uma medida antidemocrática e contrária à idéia do presidente Lula, que declarou que todos os candidatos da base aliada poderiam usar a imagem dele. Esse foi o último suspiro de um paciente terminal, completou.
De acordo com a pesquisa mais recente do Datafolha, João Henrique está tecnicamente empatado com ACM Neto (DEM) na liderança da disputa do primeiro turno. O candidato do DEM tem 27% das intenções de voto, contra 22% do atual prefeito. Walter Pinheiro tem 20%, segundo o levantamento realizado entre os dias 18 e 20 de setembro, e está tecnicamente empatado com João Henrique.
O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, aprovou, por meio de um comunicado, a decisão do TRE. Ele valorizou a fidelidade partidária e criticou a maneira como o PMDB comentou o episódio.
- As reações raivosas e posturas agressivas à decisão judicial pertencem a um modo de fazer política que foi derrotado na Bahia nas eleições de 2006 e que não podemos permitir que isso seja ressuscitado.