Paes anuncia novo secretário de Saúde

Por

Eloisa Leandro, JB Online

RIO - Como já era esperado, o prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, anunciou o nome do cardiologista Hans Dohmann, como futuro secretário de Saúde. Em entrevista coletiva, Paes garantiu que a área de saúde não terá cortes no orçamento, pois trata-se de uma questão prioritária.

O futuro secretário elegeu como uma de suas prioridades o combate à dengue. Ele pretende se reunir com o atual secretário para conhecer o que está sendo feito sobre o assunto e vai agendar um encontro com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

- Afinal, mosquito não tem dono - brincou Dohmann.

Ele disse ainda que nem todos os postos de saúde terão equipamentos para realização de exames de diagnóstico da dengue. O assunto será estudado nestes dois últimos meses do ano.

Sobre a construção de novas UPA's, Dohmann ressaltou que se trata de um trabalho a longo prazo, que envolve questões burocráticas.

- Não precisamos acertar todos os alvos na primeira tacada - disse, referindo-se à necessidade de avaliar com calma as prioridades da área.

Dohmann garantiu ainda que os diretores das unidades de saúde serão prioritariamente gestores, e não necessariamente médicos.

Com mestrado em cardiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Hans Fernando Rocha Dohmann é diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, além de médico do Instituto do Milênio de Bioengenharia Tecidual e chefe da divisão de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Nacional de Traumato Ortopedia. Dohmann, de 43 anos, é casado e pai de um filho.