No RS, Dutra comemora desempenho petista nas urnas
Portal Terra
PORTO ALEGRE - O ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente do diretório estadual do PT, Olívio Dutra, concedeu entrevista coletiva onde fez a avaliação sobre os resultados da eleição 2008. Para o petista, o partido saiu-se muito bem nas eleições municipais do Estado.
- Elegemos 61 prefeitos e prefeitas. Crescemos cerca de 48% e passamos a governar 1.842.495 eleitores como chefe do executivo - observou.
Dutra destacou as vitórias nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo. De acordo com o político, também foi positivo o fato do PT ter feito cerca de 40% dos votos válidos em Caxias do Sul e Rio Grande, dois dos cinco maiores colégios eleitorais do Estado.
Apesar das derrotas, ele ressaltou também a presença do PT no segundo turno em Pelotas e Porto Alegre. - A ida do PT ao segundo turno, nas três cidades onde a nova eleição ocorreu (Canoas também teve uma segunda disputa), mostra a força do partido como representante de grande parte da sociedade, nos destacamos como o partido que polariza o debate no cenário político gaúcho - afirmou
Sobre alianças para a eleição ao governo estadual, em 2010, Dutra disse que o grande objetivo do PT é buscar o apoio do PDT. Para o petista, o fato dos trabalhistas terem formado coligação com José Fogaça (PMDB), em Porto Alegre, não impede as negociações. - Tenho conversado com dirigentes do PDT e pode sim ocorrer uma aliaça no futuro - informou Dutra.
Sobre a possibilidade de coligação com o PMDB em 2010, o dirigente petista descarta essa hipótese por considerar que o partido 'só serve para acomodar interesses pessoais'.