Pilotos lamentam saída da Honda da F1 mas confiam num futuro melhor

Por

Agência AFP

ESPANHA - Os pilotos que estão participando dos testes de suas respectivas equipes no circuito andaluz de Jerez de la Frontera lamentaram nesta quinta-feira a saída da Honda, mas esperam que uma redução dos custos permita à Fórmula 1 superar a crise.

É bastante triste, é ruim para a Fórmula 1 declarou o piloto brasileiro da Ferrari, Felipe Massa, que lembrou que a crise não se limita apenas ao esporte de motor.

A saída da Honda foi uma surpresa desagradável. Mas o importante agora é continuar trabalhando todos juntos para encontrar as soluções certas assinalou Massa.

É uma pena e foi uma surpresa para mim e para boa parte do paddock porque a Honda esteve muito tempo na Fórmula 1 e é uma das principias equipes declarou o bicampeão mundial Fernando Alonso (Renault).

Creio que não foi fácil para eles tomar essa decisão, e esperamos que nenhuma outra equipe faça o mesmo acrescentou.

A Honda, segundo fabricante automobilístico japonês, desde a década de 60 na Fórmula 1, decidiu na semana passada abandonar a Fórmula 1 em razão da crise econômica mundial, evidenciando a fragilidade financeira dessa competição.

É preciso ver as coisas como são: a Honda se retirou por causa da queda nas suas vendas e nada garante que elas não continuarão caindo afirmou o presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Max Mosley.

Eu acredito que no próximo ano só não estará a Honda, mas a situação vai melhorar disse um otimista Massa, enquanto Alonso assinalava que "existem muitas maneiras de reduzir os orçamentos das equipes, sem que precisem abandonar a Fórmula 1".

Todas as escuderias agora estão de acordo quanto à necessidade de reduzir custos, em encontrar uma solução, em gastar menos dinheiro, e estou certo de que encontrarão uma maneira acrescentou o bicampeão espanhol.

Segundo a FIA, durante uma reunião realizada na quarta-feira, todas as equipes aceitaram um plano para uma drástica redução dos gastos, que será detalhado nesta sexta-feira.