Marcelinho brilha e Coritiba bate Flu na estreia de Ney Franco
Portal Terra
RIO DE JANEIRO - Ney Franco estreou pelo Coritiba, o Fluminense contava com o apoio de sua torcida para se recuperar no Campeonato Brasileiro, mas quem brilhou mesmo foi Marcelinho Paraíba. Com dois gols, o camisa 9 liderou o time paranaense na vitória por 3 a 1 sobre os cariocas, neste domingo, no Estádio do Maracanã, no encerramento do primeiro turno da Série A.
O triunfo deixou o Coritiba com 19 pontos ganhos, fora da zona de rebaixamento à Série B do ano que vem, na 16ª colocação - o time alviverde ultrapassou Náutico e Santo André nesta 19ª rodada. Já o Fluminense segue entre os últimos, com 15 pontos e na vice-lanterna da Série A.
Diante do pouco número de torcedores que foram ao Maracanã, o Coritiba não se sentiu intimidado e abriu o placar logo aos 10min do primeiro tempo, com Marcelinho Paraíba, após cruzamento de Pedro Ken. Já o Fluminense jogou mal e acabou vaiado logo no início, apesar de quase celebrar o empate aos 20min e aos 31min, com duas bolas na trave de Edson Bastos.
Veio o segundo tempo e o Fluminense encontrou as mesmas dificuldades para chegar ao gol de Edson Bastos. Já o Coritiba se aproveitou disso e voltou a balançar a rede de Fernando Henrique aos 14min, quando Marcelinho Paraíba recebeu na intermediária, driblou Luiz Alberto por duas vezes, passou pelo goleiro adversário e marcou um golaço no Maracanã.
Aos 31min, Kieza recebeu um longo lançamento, ganhou na velocidade do zagueiro e bateu na saída do goleiro Edson Bastos, mas a reação do Fluminense ficou nisso. Para piorar a situação dos cariocas, Marcos Aurélio balançou a rede aos 48min, após boa troca de passes, e fechou a conta para o Coritiba.
Na próxima quarta-feira, os dois times iniciarão o segundo turno com o intuito de fugirem da incômoda zona de risco. O Fluminense terá pela frente o São Paulo, ás 21h50 (de Brasília), no Morumbi, enquanto o Coritiba medirá forças com o Palmeiras, no mesmo horário, só que no Couto Pereira.
Ficha técnica:
Gols
Fluminense: Kieza, aos 31min do 2º tempo
Coritiba: Marcelinho Paraíba, aos 10min do 1º tempo e aos 14min do 2º tempo, e Marcos Aurélio, aos 48min do 2º tempo
Ponto Forte do Fluminense
Atuação de Kieza no ataque Ponto Forte do Coritiba
Toque de bola e avanços com Marcelinho Paraiba
Ponto Fraco do Fluminense
Erros de passe e liberdade dada ao adversário
Ponto Fraco do Coritiba
Poucos chutes ao gol defendido por Fernando Henrique
Personagem do jogo
Marcelinho Paraíba, autor de dois gols para o Coritiba
Esquema Tático Fluminense
4-4-2
Fernando Henrique; Ruy, Luiz Alberto, Edcarlos e Augusto (Alan); Wellington Monteiro (Carlos Eduardo), Diogo, Marquinho e Conca; Roni e Kieza. Técnico: Renato Gaúcho
Esquema Tático Coritiba
3-5-2
Edson Bastos; Márcio Gabriel, Pereira e Jéci; Jaílton, Douglas Silva, Pedro Ken, Leandro Donizete e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Bruno Batata. Técnico: Ney Franco
Cartões Amarelos
Fluminense: Edcarlos e Roni
Coritiba: Jéci e Marcelinho Paraíba
Árbitro
Francisco Carlos Nascimento (AL)